Campo Grande (MS) – Localizado no Sul do Estado, o município de Tacuru encontra sua economia forte na produção de soja, milho, leite, aves, bovinos e suínos através do agronegócio. Vista a autonomia do setor e de olho e atento às outras demandas do setor produtivo, o município vem buscando alternativas para alavancar também a agricultura familiar. O primeiro passo foi dado, na quinta-feira (21), com o lançamento de um projeto inovador para os pequenos agricultores, o Banco de Calcário.
Firmado entre a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), órgão do governo do Estado, e a prefeitura de Tacuru, o Banco de Calcário consiste em uma ação em que a administração municipal compra o produto para correção do solo enquanto a instituição estadual proporciona o frete.
“Corrigir a acidez do solo é essencial para que a terra cumpra com a sua função que é a de gerar alimento. Não adianta investir na propriedade sem antes preparar a terra. Em meu gabinete, o pedido por calcário está entre um dos mais recorrentes, então, ver essa ação se concretizando aqui é uma satisfação e a certeza que há um interesse em dar condições para o agricultor familiar ser competitivo no mercado”, afirmou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
Atualmente, Tacuru conta com três assentamentos, Vitória da Fronteira, Água Viva e Santa Renata, além de sítios tradicionais e as duas aldeias Jaguaripé e Sassoró, da etnia Guarani Kaiowá. “O serviço de Ater [Assistência Técnica e Extensão Rural] é muito importante para a evolução da agricultura familiar de qualquer município e em pelos esforços da equipe da Agraer quero parabenizar a coordenadora local Rozevane Proença Lago e o técnico agropecuário Vanderlei dos Santos pelo excelente trabalho que vendo sendo realizado aqui. Também agradeço ao prefeito Carlinhos pelo comprometimento com a agricultura familiar e pela parceria firmada com a Agraer”, enfatizou Felini.
Plantio
Além do lançamento do projeto, a Agraer também participou da entrega de 100 sacos de milhos da Conab – Campanha Nacional de Abastecimento. Com as sementes será possível atender cerca de 130 pequenos produtores rurais.
“As parcerias com o governo do Estado são fundamentais para qualquer município, principalmente, para um município como nosso que apesar de produtivo é pequeno em termos de extensão. Estamos felizes com os investimentos recebidos no município e com a aliança firmada junto a Agraer, seja com o Proacin na entrega de sementes, manutenção de maquinários indígenas e compra de óleo e, agora, realizando um sonho meu que é o de criar o Banco de Calcário”, afirmou o prefeito Carlinhos Pelegrini.
Após as solenidades, as autoridades presentes aproveitaram para se reunirem com pequenos produtores de leite a fim de discutir as principais demandas do setor, em especial os pedidos de resfriadores e ordenhadeiras.
Participaram de toda a programação o secretário Municipal de Agricultura, Ito Milani, o vice-prefeito Marcelo Carlos Marques Gargantini, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Daciano Grangeiro e o presidente da Câmara, Anderson Marques.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer