Campo Grande (MS) – Com o objetivo de reduzir os custos com os gastos em custeio, o Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) lançou na manhã, desta segunda-feira (9), o programa “Governo Consciente”, que contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja.
Além da presença de autoridades de todas as entidades estaduais, incluindo o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini e o secretário da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Fernando Lamas.
O programa foi desenvolvido pela SAD, em parceria com as secretarias de Estado da Casa Civil, Governo e Gestão Estratégica e com a Subsecretaria de Comunicação, e vai trabalhar na conscientização dos servidores na geração da economia do dia a dia, com o foco voltado principalmente no consumo consciente e no uso eficiente dos recursos públicos.
Para o governador, a eficiência desse programa passa pela consciência coletiva de cada servidor, que economizando um pouco, poderá ajudar muito na economia do Governo. “O engajamento dos servidores nesse programa é muito importante para o sucesso desse programa, e um pouco que cada um de nós economizarmos, será muito importante para a economia do Estado”, disse.
De acordo com o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, a meta é gerar uma economia em todas as secretarias e em áreas onde já está sendo feito um monitoramento de gastos. “Nosso objetivo é seguir a ideia praticada na Agepen, onde conseguimos economizar cerca de R$ 400 mil na conta de água”, afirmou.
Ainda segundo o secretário Carlos Alberto de Assis, hoje são monitorados mensalmente gastos com água, energia elétrica, telefonia, passagens aéreas, diárias, vale transporte, combustível e manutenção de veículos, e passado as secretarias para que elas tomem conhecimento de onde estão sendo gastos os recursos públicos.
O subsecretário de Comunicação, Rodrigo Mendes, destacou que cada secretaria receberá uma urna para sugestões e críticas e destacou que o programa objetiva transformar os gastos do Governo, atingindo todos os órgãos, como escolas, delegacias e outros. “Nossa meta é conscientizar todos os servidores de todos os órgãos”, finalizou.
Termo de Cooperação
Ainda durante o lançamento do programa, foi assinado um termo de cooperação entre a SAD e as demais secretarias de Estado, que aderiram ao programa com o objetivo de contribuir para a economia dos recursos públicos. O termo de cooperação foi assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e todos os secretários de Estado.
O lançamento do programa contou a participação dos secretários de Estado, presidentes de fundações e autarquias do Governo, autoridades civis e militares, gestores das secretarias e servidores públicos.
Fonte: Notícias MS