Campo Grande (MS) – Na ultima terça-feira (21) a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural recebeu agradecimentos do Padre Tiago Figueiró e Ricardo Figueiró, pela ajuda com documentos e mapas que foram muito importantes para contar a história da Família Figueiró.
Os autores do Livro ‘Cabreúva – de Segredo à Prosa’ fizeram um coffe break para todos que ajudaram com as pesquisas e construção de mapas para elaboração do livro.
“A Agraer ajudou muito, sem essas informações a história não poderia ser contada. Foram dias de pesquisa, muito trabalho, parceria e paciência que possibilitaram podermos construir esse livro que conta a história da família Figueiró, mas também de Campo Grande e do nosso estado” explica Tiago.
Foram 30 anos ouvindo histórias e buscando informações até a produção do livro. Tanto tempo justificado pela falta de documentação e busca por registros que pudessem auxiliar na construção do projeto.
As igrejas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul e a sul-mato-grossense Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) foram os principais fornecedores de material para a pesquisa. “Pois as igrejas, naquele tempo, serviam como cartórios para registros, e a Agraer tem em posse certidões e mapas que nos auxiliaram muito”, diz Ricardo.
“Para nós é muito gratificante ter participado da elaboração desse sonho que foi realizado. Nem sempre as pessoas voltam para agradecer, e eles fizeram questão de nos mostrar o resultado do trabalho da nossa equipe, além de promover esse momento de comemoração e agradecimento.
O Acervo Fundiário da Agraer é pouco conhecido pela população sul-mato-grossense, são documentos históricos que registram não só a ocupação das terras no Estado como também contém relatos das primeiras famílias que aqui chegaram”, diz o diretor-presidente da Agraer André Nogueira Borges.
Texto: Lívia Miranda