Os produtores da Associação das Mulheres do Assentamento Juncal (Amaju), da Associação Naviraiense Terra e Paz (Antep) e Cooperativa dos Agricultores Familiares (COOAF-NAV) foram contemplados, no dia 25 de março, na chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em Naviraí.
A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) ofereceu assistência técnica na elaboração dos projetos de venda e no preparo da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), para que as entidades pudessem concorrer à seleção.
Com a formalização da chamada, serão comercializados R$ 439.251,55 em produtos como cenoura, tomate, leite pasteurizado, repolho, pepino, mandioca descascada, pão caseiro, cheiro verde, alface, couve manteiga, bebida láctea, vagem, brócolis, mel em sachê e limão, para 21 escolas municipais.
Todos os itens são da Agricultura Familiar, sendo que o leite pasteurizado, a bebida láctea e o mel em sachê são industrializados e embalados por empresas terceirizadas, contratadas pelos próprios agricultores.
“O sucesso na chamada pública é resultante da parceria entre a Prefeitura, as associações, as cooperativas, a Vigilância Sanitária e Agraer, que juntos contribuem para viabilizar a sustentabilidade da atividade agropecuária dos pequenos produtores”, explicou Joel Pereira Bahia Filho, engenheiro agrônomo e Gestor de Desenvolvimento Rural da Agraer.
Para os produtores beneficiados, o PNAE representa, principalmente, um incremento na renda, “a chamada pública é a venda garantida para o pequeno produtor ser bem remunerado”, destacou Marcelo de Almeida, presidente da Antep. “É muito importante porque é um ganho a mais que a gente tem para a associação“ explicou Maria Pereira Lima da Silva, presidente da Amaju.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, disponibiliza recursos para a alimentação de estudantes da educação básica pública e promove a aquisição de produtos da Agricultura Familiar, usados na merenda escolar.
Texto, Igor Moura Assessoria de Comunicação Agraer, com informações do engenheiro agrônomo e Gestor de Desenvolvimento Rural Joel Pereira Bahia Filho
Fotos: Escritório da Agraer de Naviraí
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva