Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Associações e cooperativa vencem chamada pública do PNAE em Naviraí

  • 30 mar 2022
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Os produtores da Associação das Mulheres do Assentamento Juncal (Amaju), da Associação Naviraiense Terra e Paz (Antep) e Cooperativa dos Agricultores Familiares (COOAF-NAV) foram contemplados, no dia 25 de março, na chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em Naviraí.

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) ofereceu assistência técnica na elaboração dos projetos de venda e no preparo da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), para que as entidades pudessem concorrer à seleção.

Com a formalização da chamada, serão comercializados R$ 439.251,55 em produtos como cenoura, tomate, leite pasteurizado, repolho, pepino, mandioca descascada, pão caseiro, cheiro verde, alface, couve manteiga, bebida láctea, vagem, brócolis, mel em sachê e limão, para 21 escolas municipais.

Todos os itens são da Agricultura Familiar, sendo que o leite pasteurizado, a bebida láctea e o mel em sachê são industrializados e embalados por empresas terceirizadas, contratadas pelos próprios agricultores.

“O sucesso na chamada pública é resultante da parceria entre a Prefeitura, as associações, as cooperativas, a Vigilância Sanitária e Agraer, que juntos contribuem para viabilizar a sustentabilidade da atividade agropecuária dos pequenos produtores”, explicou Joel Pereira Bahia Filho, engenheiro agrônomo e Gestor de Desenvolvimento Rural da Agraer.


Para os produtores beneficiados, o PNAE representa, principalmente, um incremento na renda, “a chamada pública é a venda garantida para o pequeno produtor ser bem remunerado”, destacou Marcelo de Almeida, presidente da Antep. “É muito importante porque é um ganho a mais que a gente tem para a associação“ explicou Maria Pereira Lima da Silva, presidente da Amaju.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, disponibiliza recursos para a alimentação de estudantes da educação básica pública e promove a aquisição de produtos da Agricultura Familiar, usados na merenda escolar.


Texto, Igor Moura Assessoria de Comunicação Agraer, com informações do engenheiro agrônomo e Gestor de Desenvolvimento Rural Joel Pereira Bahia Filho

Fotos: Escritório da Agraer de Naviraí

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital