O treinamento viabilizado pela Semagro, com a participação decisiva do Secretário de Estado Jaime Verruck, para a Agraer, junto ao Banco do Brasil, para implementação do Plano Safra 2020/21, começou a surtir efeito no campo.
No último dia 12, o servidor da Agraer de Ivinhema Arizoly Mendes fez mais uma visita de acompanhamento técnico e vistoria no Sítio “Bem-Me-Quer” de propriedade do Sr. Raulino A. Lenzi, localizado na Gleba Azul, em Ivinhema. A propriedade possui cerca de 45 hectares de pastagens, as quais são divididas em 20 piquetes de capins de variedades MG5, MG4, Piatã e Brizantha, onde o proprietário mantém 45 Unidades Animal (U.A.). Cada U.A. corresponde a um animal de 450 Kg.
Para complementar a alimentação do rebanho, o produtor utiliza como suplementação, o concentrado proteico e energético, além de suplementação mineral adequada, conforme Projeto Técnico elaborado pela Agraer. O Projeto foi financiado pelo Banco do Brasil, com recursos do Pronaf.
A orientação técnica preconizada pela equipe da Agraer/Semagro dá uma atenção especial ao calendário de vacinação às diversas categorias animais.
O produtor faz produção de carne e leite, esta para obtenção de renda mensal. Nas fotos, podem ser vistos animais de corte, adquiridos com recursos do financiamento.
O rebanho de corte foi adquirido com recursos do Plano Safra 2019/20, mais exatamente, em dezembro de 2019. Com um ano de idade, em média, e, aproximadamente, 11 arrobas/cabeça. Atualmente esses animais estão com cerca de 20 meses de idade e pesando, em média, 18 arrobas, demonstrando ótimo desempenho de ganho de peso. Essa performance deve-se ao manejo rotativo de pastagens, acesso à água limpa e fresca, sombreamento e demais cuidados nutricionais e sanitários preconizados pela Assistência Técnica.
“O bem-estar animal contribui efetivamente para uma perspectiva de retorno econômico”, comenta Arizoly Mendes.
A família está satisfeita com os resultados e pretende para essa safra 2020/21 implantar um sistema de suplementação com a variedade BRS Capiaçu, com suplementação proteica e mineral no cocho, para 100 novilhos de 01 a 02 anos, através de projeto a ser elaborado pela Agraer, e apresentado ao agente financeiro, com recursos do Plano Safra 2020/21.
“O sucesso do primeiro projeto foi tão grande que o produtor pretende quitar antecipadamente o financiamento, como estratégia para aumentar o limite de crédito na próxima operação”, destacou Arizoly.
“O Secretário Jaime sempre nos incentiva a investir em capacitação para prestarmos um serviço qualificado aos agricultores. Creio que investimentos em treinamento estão valendo a pena e, quem ganha, é o nosso agricultor”, constata o Diretor-Presidente da Agraer André Nogueira.
É para isso que a trabalha!
Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer
Fotos: Divulgação