Campo Grande (MS) – Nesta terça-feira (19), o governo de Mato Grosso do Sul por intermédio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu o repasse de uma patrulha mecanizada para atender os agricultores familiares no assentamento Santa Mônica, município de Terenos.
O conjunto de equipamentos é formado por um trator agrícola com potência de 85 CV 4×4, uma grade aradora intermediaria com 14 discos, um distribuidor de calcário e uma carreta agrícola. Juntos os quatro implementos estão avaliados em R$ 125.994,00. O recurso para compra é oriundo do governo Federal através de emenda federal dos parlamentares Zeca do PT e Vander Loubet com contrapartida do governo do Estado.
“A patrulha mecanizada induz o aumento dos níveis de produção agrícola, da produtividade dentro dos sítios. Fatores que irão refletir no orçamento da propriedade, na qualidade das famílias que vivem no campo e, ainda, ofertar alimentos de maior qualidade a área urbana do município”, avalia o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira.
Atualmente, o governo do Estado vem promovendo uma ação de mecanização das pequenas propriedades agrícolas através do repasse de patrulhas para prefeituras e para as associações de agricultores familiares. Só no último evento de apoio a agricultura familiar foi divulgada o repasse de 567 equipamentos a este segmento.
Com uma área de 7.500 hectares, o PA Santa Mônica, em Terenos, conta com 715 famílias agrícolas. Lá as famílias trabalham com leite, mandioca, quiabo e hortaliças sendo as propriedades de 5 a 7 hectares, aproximadamente, incluindo á área de reserva legal e a área de preservação permanente (APP).
O evento contou com a participação do prefeito Sebastião Donizete Barraco, o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira, os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet, o assessor Hélio Martins Fialho do deputado estadual Enelvo Felini, além de do coordenador municipal da Agraer de Terenos, Valdecir Batista, lideranças da cidade e agricultores familiares.
Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer