Campo Grande (MS) – Na última segunda-feira (7), no município de Sidrolândia, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participou junto ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) da entrega para os agricultores familiares do Contrato de Concessão de Uso (CCU) da terra onde vivem, no assentamento Alambari CUT.
O CCU, emitido gratuitamente, é o instrumento que transfere, em caráter provisório, o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária, assegurando ao beneficiário acesso a terra, créditos (como habitação, fomento e infraestrutura) e a outros programas do Governo Federal.
Ao todo foram emitidos 105 CCUs para atender os agricultores do assentamento, comunidade agrícola que é formada basicamente por homens e mulheres do campo da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Ao assinar o documento, o assentado se compromete a residir no lote e explorá-lo economicamente respeitando o meio ambiente.
A cerimônia de entrega dos documentos contou com a presença do diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o superintendente adjunto do Incra/MS, Argemiro Hernandes Alves, na ocasião representando Humberto Maciel, o secretário Agrícola Ivan de Oliveira Santos, representando o prefeito Marcelo Ascoli, e os vereadores Vilma Felini, Valdecir Carnevalli, Itamar de Souza e Jean Cézar.
Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer