Campo Grande (MS) – Preparar uma relação de documentos substanciosos sobre os serviços de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural, prestados pelas empresas públicas estaduais a fim de ser entregue aos candidatos a presidência da república em 2018. Esse é um dos principais focos da 53ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer, evento que o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), André Nogueira, participa hoje (30) e amanhã (1º), em Cuiabá (MT).
Com foco na prestação de assistência técnica e no desenvolvimento de tecnologias acessíveis a agricultura familiar, a Agraer é uma instituição do governo de Mato Grosso do Sul vinculada a Semagro – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura familiar.
Atualmente, a Agraer têm a missão de atender cerca de 31 mil famílias agrícolas das 72 mil existentes no Estado. “Conhecer a realidade dos outros estados, trocar experiências em um evento da Asbraer é de suma importância. Também é um momento oportuno para ter um detalhamento das dificuldades em Ater dos outros estados e juntos discutirmos projetos e propostas, que são diretrizes nacionais, para resolver os problemas locais e levar ao trabalhador rural uma assistência técnica de qualidade”, pontuou o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira quanto ao evento.
A 53ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer está sendo promovida no Desmond Hotel, na capital mato-grossense. Entre as pautas debatidas estão as questões da Ater nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, as políticas públicas para a agricultura familiar e os desafios para cooperativismo e comercialização de produtos.
Na agenda do evento, desta quinta-feira (30), estão programadas diversas palestras, como a “Plataforma FAO/ONU/Asbraer”, ministrada pelo Oficial nacional de programas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, Valter Bianchini e a apresentação “Transferência de Tecnologia”, com Francisco Sávio de Sá, do IPA-PE (Instituto Agronômico de Pernambuco.
Ainda está previsto os debates sobre “Políticas públicas para a agricultura familiar – Pronaf”, tema levantado pelo Everton Ferreira subsecretário de Agricultura Familiar e Reforma Agrária da Casa Civil, ; “Parceria Anater e Associadas – 2018”, com o presidente da própria Anater, Valmisoney Jardim; “Assistência técnica ao médio produtor e mobilidade social”, com José Rodrigues Dória, secretário de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo (MAPA) e, por fim, “Ações de Fortalecimento Embrapa/Asbraer”, com Soraya Araújo, assessora da Diretoria Executiva de Inovação Tecnológica da Embrapa.
Já amanhã (1º) os temas levados em análise serão: Eleição da diretoria da Asbraer Biênio 2017/2019 e Apresentação do Plano de Comunicação da Asbraer e Experiências Pró-Genética, este tema terá como palestrantes os presidentes da Ruraltins, estado de Tocantins, Pedro Corrêa e Glênio Mariano (Emater de Minas Gerais).
Entre as autoridades que participam das discussões está o presidente da Asbraer e do IPA-PE, Gabriel Maciel, o diretor-presidente da Empaer/MT, Layr Mota, o presidente da Anater, Valmisoney Jardim e a diretora-executiva da Agraer, Gisele Farias, acompanhando o diretor-presidente André Nogueira.
Texto: Aline Lira com informações Asbraer/ Foto: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer