Grupo de 23 agricultoras familiares de Itaporã, distrito de Santa Terezinha, participam de um curso de pintura em tecido organizado pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural)/Semadesc. A atividade é uma forma de gerar renda extra e ocupar as mentes para evitar doenças como ansiedade e depressão.
As aulas são às terças-feiras e a duração completa do curso será de três meses.
“Esta ideia surgiu há muito tempo, mas agora virou realidade com apoio de nossos parceiros. Nós da Agraer temos um trabalho atuante nesse distrito, apoiando inclusive uma agroindústria de processamento de goiaba que existe lá”, explica a extensionista do escritório municipal de Itaporã Inês Aparecida Monteiro Ortega.
A mobilização para as inscrições foi realizada com apoio da prefeitura local. “A diretora da Escola Princesa Izabel, que fica em Santa Terezinha, e as agentes comunitárias de saúde nos ajudaram bastante a divulgar e entregar os convites. A Secretaria de Assistência Social forneceu a instrutora e o material, como tintas, panos e pincéis. Eu dou apoio ensinando também, já que a turma é grande”, relata Inês.
Quando o curso acabar, segundo a extensionista, a ideia é abrir novas turmas. O local escolhido para a capacitação é o espaço da Fundec (Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santa Terezinha), cedido pelo presidente Jony Dallacorte.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Agraer
Fotos: Inês Ortega – Escritório da Agraer em Itaporã
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva