Aquaponia é destaque na Tecnofam

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, maio 17, 2016 as 07:16 | Voltar

Integrar a criação de peixes com a produção de hortaliças, sem desperdiçar água e ocupando pequenos espaços urbanos e/ou rurais é o objetivo da aquaponia. Essa tecnologia sustentável, econômica e de fácil manejo foi apresentada pela equipe de pesquisadores de piscicultura da Embrapa Agropecuária Oeste, durante a Tecnofam, evento realizado na Unidade, em Dourados/MS, de 11 a 13 de maio.

Três experimentos com aquaponia, de diferentes formatos e tamanhos e com ampla variedade de peixes e hortaliças chamaram a atenção dos visitantes na Mostra de Tecnologias. Foi o caso da agricultora familiar de Rio Brilhante, Erotilde da Silva Guimarães, que esteve no evento acompanhada de seu neto de 15 anos, Wellington Guimarães Costa. "Estamos buscando alguma atividade inovadora e simples para o Wellington e ele gostou muito da aquaponia. Ficou bem interessado", disse ela. Segundo Erotilde, eles já possuem uma caixa d´água e alguns canos disponíveis na propriedade. "Vamos estudar melhor como fazer para montar um sistema desse e avaliar a possibilidade de utilizar a aquaponia com carinho em nossa propriedade", comemorou a avó satisfeita com a alegria do neto que gosta da vida na zona rural e está procurando encontrar uma atividade produtiva.

Aquaponia_por_Christiane_Comas

Com o uso da aquaponia, o produtor rural, pode economizar até 90% de água em relação à agricultura convencional e ainda eliminar completamente a liberação de efluentes no meio ambiente, pois trata-se de um sistema fechado. Os pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste, Luís Antonio Kioshi Inoue e Oscar Fontão de Lima Filho, juntamente com o técnico João Carvalho desenvolveram alguns modelos de aquaponia que foram especialmente preparados para a Tecnofam.

"Nosso próximo passo será a elaboração de projetos de pesquisa que serão submetidas para editais de pesquisa, que possibilitem a ampliação dos estudos com aquaponia para produção doméstica urbana e também com finalidade educacional para instalação em escolas interessadas. Acreditamos que a aquaponia é um excelente recurso didático para ensino de ciências, biológica, química, física, matemática, economia, meio ambiente, entre outras disciplinas", disse Inoue.

O termo aquaponia é derivado da combinação das palavras "aquicultura" (produção de organismos aquáticos) e 'hidroponia' (produção de plantas sem solo). Ela é composta por um tanque no qual são produzidos os peixes. Alimentados por ração, eles liberam na água dejetos ricos em nutrientes, especialmente como fósforo e nitrogênio, que passam por um filtro biológico, onde as bactérias transformam esses nutrientes numa forma química mais adequada (disponível) para as plantas. Essa água rica em nutrientes é bombeada para parte superior, onde são cultivadas as plantas e nutrem os vegetais. As raízes das plantas, ao retirar os nutrientes, purificam a água que retorna por gravidade para o local onde são produzidos os peixes e passam por um processo de aeração.  Uma bomba faz a água circular no sistema.

03_aquaponia_vicente-henrique

Tecnofam 2016 - A Tecnofam 2016 (Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar), acontece de 11 a 13 de maio, na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, MS.

Os resultados de pesquisa que estarão no evento são as seguintes Unidades da Embrapa: Agropecuária Oeste, Algodão, Amazônia Ocidental, Arroz e Feijão, Gado de Corte, Gado de Leite, Hortaliças, Instrumentação, Mandioca e Fruticultura, Meio Norte, Milho e Sorgo, Pantanal, Tabuleiros Costeiros. Também haverá tecnologias desenvolvidas pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e de empresas expositoras.

A promoção do evento é da Embrapa Agropecuária Oeste. A realização do evento é da Embrapa, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Senar/MS e Prefeitura Municipal de Dourados, através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes).

 Christiane Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP)
Embrapa Agropecuária Oeste

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.