Após a doação de mudas de árvores frutíferas, a equipe técnica do Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiental e Agronegócio (Semea) se reuniu com os produtores do Assentamento Pontal do Faia para um treinamento técnico sobre plantio e cultivo das seis espécies doadas.
O encontro aconteceu na propriedade do produtor e presidente da Associação de Agricultores Orgânicos do Pontal do Faia, Valdemar Fernandes Neto, onde o engenheiro agrônomo da Semea, Manoel Latta, conduziu o treinamento com os sitiantes, explicando sobre o cultivo da planta, abertura das covas, espaçamento, irrigação, adubagem e formação de pomar.
“Esta troca de conhecimento é importante para incentivar a produção de frutas na nossa região, uma vez que eles foram contemplados com a doação pelo Viveiro Municipal e são atendidos pelos programas do nosso Departamento. Ficamos felizes em poder dividir com os nossos produtores a vivência do agronegócio e participar do sonho e trabalho do homem do campo”, destacou.
O coordenador regional da Agraer unidade Três Lagoas, Jurandir Xavier, reforçou as explicações e integrou a consultoria, falando em especial sobre tudo que envolve o cultivo de maracujá.
Após sanar as dúvidas dos sitiantes que vão participar desta experiência de produção de frutas, a equipe do Agronegócio pôs a mão na terra e mostrou na prática o plantio correto dessas mudas.
Foram doadas 910 unidades para este projeto, do qual participam inicialmente 15 produtores. São mudas de acerola, figo, goiaba vermelha, maracujá, pinha e romã. Estiveram presentes a diretora de Agronegócio, Amanda Pivotto e o secretário da pasta, Celso Yamaguti.
Texto e fotos: Prefeitura Municipal de Três Lagoas