Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Aparecida do Taboado realizou na última semana, dia 20 de julho, a primeira Chamada Pública do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
A ação tem como foco melhorar os índices de participação da agricultura familiar na merenda escolar. “O trabalho só foi possível devido a presença da Agraer no município e também pela atuação do Sebrae/MS em forma de consultoria junto aos envolvidos, produtores, Prefeitura e Agência”, explicou o coordenador da Agraer de Aparecida do Taboado, Atílio Eduardo Pioli.
Dos itens listados na Chamada Pública n.º 01/2016, do Edital 068/2016, foram apresentados propostas para seis itens que juntos representam quase 50% (46,13%) dos valores licitados. “Abóbora paulista, alface, cheiro verde, couve manteiga, mandioca, tomate rasteiro são os alimentos que fazem parte da lista da Chamada”, detalhou o coordenador.
Ao todo serão dez unidades que receberão alimentos da agricultura familiar entre escolas municipais, Ceinfs (Centro de Educação Infantil) e a Apae do Município. Um trabalho que representa a soma de esforços dos engenheiros agrônomos da Agraer, Atílio Pioli e Cleiton Dalastra, da Prefeitura Municipal e dos agricultores familiares. “É a primeira vez que agricultores familiares de Aparecida do Taboado tem acesso a este tipo de linha de comercialização de alimentos. Agora, o próximo passo e acompanhar os pequenos produtores rurais para inseri-los nas escolas estaduais da cidade”, disse Atílio.