Campo Grande (MS) – São aproximadamente 90 mil hectares dedicados à pecuária, 9 mil hectares de soja e 6 mil hectares de milho, além disso, cerca de 49 mil hectares referente ao plantio de cana-de-açúcar e centenas de pequenos produtores familiares, entre tradicionais e assentados. Essas são características do município que realiza a 4ª edição da Expoivi – Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e da Agricultura de Ivinhema. A abertura oficial da feira realizada pelo sindicato rural do município aconteceu na quarta-feira (11) e reuniu cerca de 500 pessoas no Parque Lydia Calabretta Massi.
O evento conta com o apoio do governo do Estado, por intermédio da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e a Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, entre outras instituições parceiras. A festa que segue até este sábado, 14 de novembro, deve reunir mais de 20 mil pessoas.
“A feira é resultado do comprometimento do produtor e da parceria de entidades ligadas ao agronegócio, o que possibilitou setores de destaque no município como agricultura familiar e os artesãos”, explica a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel.
Para o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, o município tem motivos para comemorar. “Ivinhema vem experimentando um ritmo de progresso muito acima da média. Chegando ao município, é possível notar o crescimento residencial da cidade, que está ficando cada vez mais próximo de Angélica, município vizinho. A população contribui com bons exemplos de desenvolvimento no Estado”, explica.
Sobre o potencial produtivo de Ivinhema, o presidente da Famasul, Mauricio Saito, destacou a organização do sindicato rural. “Toda vez que pensamos em crise é preciso pensar em oportunidades. E é isso que observamos na gestão sindical do município, a busca por conhecimento”, ressalta.
Na programação ainda estão inclusos o Circuito Técnico do Leite Dinâmica de Sustentabilidade na Agricultura Familiar; cursos de Inclusão Digital, capacitações para agricultores familiares, ministrados por profissionais da Agraer e Embrapa, palestra do Projeto Siga MS – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio e palestra sobre ILPF – Integração Lavoura Pecuária e Floresta.
Quem for até a feira também poderá conferir artesanatos, produtos orgânicos, mel, derivados de mandioca, leilão, rodeios e atrações musicais com as duplas Jean e Júlio (12), Thiago e Graciano (13) e, encerrando o evento, no sábado (14), Israel e Rodolfo.
A mesa de honra do ExpoIvi foi composta pelas seguintes autoridades: o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini; o secretário da Sepaf, Fernando Lamas que na ocasião representou o governador do Estado, Reinaldo Azambuja; a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel; o presidente da Famasul, Maurício Saito; o prefeito do Município, Eder França Lima (Tuta), a primera-dama Valéria Eloisa Lima e o presidente da Câmara de Vereadores Luís Junior (Júnior do Posto).
Fernando Lamas, Também participaram do evento, os presidentes dos sindicatos rurais de Jateí, José Pereira da Silva; de Dourados, Lúcio Damália; de Caarapó, Antônio Umberto Maran; de Vicentina, Valter Dalla Valle; de Fátima do Sul, José Ricardo Casotti; de Batayporã, Altamir José Ramos Fonseca; além do prefeito de Ivinhema, Eder Uilson França Lima; da diretora secretária da Famasul e presidente do Sindicato Rural de Coxim, Terezinha Cândido; e o presidente da Câmara Municipal de Ivinhema, Júnior do Posto. Além da presença do superintendente da Sepaf, Edwin Bauer, os coordenadores regionais da Agraer de Dourados e Nova Andradina, Flávio Ferreira e Sandro Poloni, o superintendente Estadual do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Gerson Faccina, vereadores e outras autoridades locais.
Fonte: Com informações Sistema Famasul