A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) entregou 174 toneladas de calcário para a Aldeia Panambi Lagoa Rica, no município de Douradina. Essa é mais uma ação do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul (Proacin) realizada no mês de junho.
De acordo com a gestora de desenvolvimento rural e coordenadora do escritório local da Agraer, Rejane Brignoni, o calcário recebido tem a função de diminuir a acidez do solo, auxiliando na absorção de outros elementos químicos, promovendo um aumento de produção. “Além de atuar como fertilizante, estimula o desenvolvimento de microrganismos e melhora o desempenho da adubação”, frisou a gestora.
O calcário irá beneficiar aproximadamente 50 famílias das etnias Guarani e Guarani Kaiowá habitantes da região nos plantios de mandioca, milho e hortaliças. Além de Rejane, estiveram presentes na entrega o técnico da Agraer José Alcides; o secretário de Agricultura do município Fábio Torrezan e o senhor Dorvalino, capitão da aldeia.
Texto: Igor Moura - Assessoria de Comunicação Agraer
Fotos e vídeos: Escritório da Agraer de Douradina
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva