Agroindustrialização da agricultura familiar em MS é tema de reunião

  • Publicado em 25 mar 2026 • por Alcineia Santos Maceno da Silva •

  • O diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Fernando Luiz Nascimento, recebeu nesta terça-feira (24), o deputado estadual Zeca do PT para discutir ações voltadas à agroindustrialização da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, além de novas possibilidades de parceria com a Anater.

    Durante o encontro, o parlamentar destacou a importância de um programa estruturante com foco na agregação de valor à produção dos pequenos agricultores. A iniciativa prevê a destinação conjunta de recursos por meio de emendas parlamentares.

    “Resolvemos trabalhar a agricultura familiar com os deputados Vander Loubet e Camila Jara e também com a senadora Soraya, para que cada um destine R$ 5 milhões. Com isso, teremos R$ 15 milhões para um programa de agroindustrialização em quatro frentes: mel, leite, fruta e mandioca”, destacou Zeca do PT.

    Além disso, o parlamentar também apontou a possibilidade de formalizar uma nova parceria com a Anater, por meio de convênio, para fortalecer a assistência técnica no campo – considerada um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

    O diretor-presidente da Agraer, Fernando Luiz Nascimento, avaliou positivamente a proposta e reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor no Estado.

    “É um projeto que dialoga diretamente com as diretrizes do Governo do Estado, que tem como prioridade fomentar a geração de renda nas pequenas propriedades rurais. A Agraer já fomenta a agroindustrialização e este projeto é um caminho estratégico, pois agrega valor à produção, amplia oportunidades para os agricultores familiares e também garante mais qualidade aos produtos que chegam à mesa dos consumidores”, afirmou.

    Fernando também destacou que a proposta será levada a equipe da Agraer, considerando sua viabilidade e potencial de impacto e que a Agraer está à disposição para colaborar com a construção de um programa factível com a realidade atual.

    “Recebemos a proposta de forma muito positiva. É uma construção importante e que precisa ser avaliada em conjunto com nossa equipe técnica. A Anater já é uma parceira institucional da Agraer, o que fortalece ainda mais a possibilidade de avançarmos nessa agenda de forma integrada”, completou.

    A reunião contou ainda com a participação do diretor-executivo da Agraer, Leandro Tortosa; do gerente de Desenvolvimento Agrário (GDA), Arnaldo Santiago Filho; da secretária-executiva da SEAF/Semadesc, Karla Nadai; além dos assessores parlamentares do deputado, Beto Carvalho e Hélio Koch.

    Categorias :

    Agroindústria

    Veja Também