Agroecologia: Visita de campo mostra potencial de agricultura orgânica na Capital

Categoria: Sustentabilidade | Publicado: sexta-feira, março 11, 2016 as 14:21 | Voltar

Campo Grande (MS) – Os produtos orgânicos são o resultado de um sistema de produção agrícola que não utilizam agrotóxicos ou aditivos químicos ou modificações em sementes. Este tipo de prática de cultivo busca manejar de forma equilibrada, através de métodos naturais de adubação e de controle de doenças e pragas, promovendo a preservação do solo e sustentabilidade dos recursos naturais. O resultado é a promoção de um cenário harmônico entre homem e natureza.

Foto Visita em Indubrasil 9

Dentro deste contexto, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) vem atuando também em ações de incentivo a agroecologia no Estado. Por conta disso, no último dia 8 de março, terça-feira, o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, esteve na região do Indubrasil, na Capital, para conhecer melhor o trabalho dos pequenos produtores rurais da linha de orgânicos da Organocoop (Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Agricultura Familiar de Campo Grande). Também participou da visita o gestor de comercialização no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar da Ceasa (Cecaf/Agraer), Nei Salviano.

Foto Visita em Indubrasil 14

Na varanda de uma das pequenas propriedades, o presidente da Cooperativa, Vanderlei Azambuja Fernandes, recepcionou os dois representantes da agricultura familiar pelo Executivo Estadual.

Foto Visita em Indubrasil 10

”Temos interesse em ter o apoio do governo do Estado através da Agraer. Como trabalhadores rurais nós já temos um trabalho forte. Mas, necessitamos do apoio do poder público para melhorar a nossa produção seja com os serviços de assistência ou ajuda em insumos e equipamentos”, explicou o presidente da Cooperativa.

Transporte para calcário e viabilização de equipamentos para manejo do solo foram alguns dos assuntos tratados durante a conversa. Atualmente, a cooperativa conta com 53 associados que produzem os mais diversos tipos de alimentos, tais como: cenoura, alface, salsa, abobora cabotiã, acerola, tomate cereja, quiabo, jiló, banana, cebolinha, beterraba, pimentão, beterraba, entre outros.

Foto Visita em Indubrasil 4

“É crescente o mercado de produtos orgânicos. Cada dia que passa, mais e mais pessoas procuram por esse tipo de alimento. Sabendo de sua importância, a Agraer também tem interesse em desenvolver trabalhos junto a grupos como esse. Vamos avaliar as solicitações apresentadas para ver o que é possível ser feito a favor dessa cooperativa. Com a permissão da cooperativa vamos colocar um técnico da Agraer para acompanhar as atividades que vem sendo desenvolvidas”, afirmou Felini.

Agroecologia

Após a conversa, Vanderlei apresentou algumas das áreas cultivadas pelos associados e sistemas de plantio adotado como o Programa Agroecológico Integrado e Sustentável (PAIS), popularmente, conhecido por mandala.

Foto Visita em Indubrasil 15

Trata-se de um sistema que possui baixo custo na produção por se tratar de pequenas unidades, em sua maioria com menos de 5 mil m². No centro desse espaço circular, temos um ambiente para a criação de pequenos animais, no caso, galinhas caipiras. O esterco produzido pelas aves é utilizado para adubar a horta, e os ovos para alimentação e/ou comercialização. Ao entorno do galinheiro são preparados os canteiros para cultivos de verduras e legumes.

Aline Lira - Assessoria de Comunicação Agraer/ Fotos: Dunga

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.