Maracaju (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participa até o dia 11 de junho da 49ª Exposição Agropecuária de Maracaju (Expomara). Iniciado na última terça-feira (6), a tradicional festa de agronegócio está sendo realizado no Parque de Exposições do Município pelo Sindicato Rural.
Dentro da exposição foi montado um estande para apresentar ao público todo o potencial da agricultura familiar de Maracaju e região. As pessoas interessadas também podem conversar com alguns técnicos da Agraer para conhecer um pouco sobre os trabalhos de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) desenvolvidos pela Agraer, instituição vinculada a Secretaria de Esdtado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, do Executivo Estadual.
A abertura da 49ª edição da Expomara contou com a presença do diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini. “A Agraer vem recebendo o apoio do governo do Estado para estar presente nas exposições agropecuárias pelo interior do Estado. Iniciamos os trabalhos na Capital, Expogrande, e já percorremos diversos municípios. É importante se fazer presente nessas festividades mostrando à população urbana os trabalhos e produtos gerados no campo. A agricultura familiar está presente nas casas das pessoas até porque 70% dos alimentos que levamos a mesa vêm da pequena produção. É importante a gente falar sobre isso”, disse.
Em Maracaju assim como pelos outros municípios, todos os serviços estaduais de Ater e vigilância sanitária voltada à classe rural de pequeno porte, agricultores familiares, são executados pelos profissionais da Agraer e Iagro, respectivamente.
Além da comercialização de produtos da agricultura familiar também estão sendo oferecidos cursos profissionalizantes para os pequenos produtores rurais de Maracaju e região.
Conhecimento – Nesta terça-feira (7), será promovido o curso “Processamento de Alimentos”, ministrado pela servidora da Agraer, Inês Aparecida Ortega. Amanhã (8) será a vez da pesquisadora Cássia Regina Vieira ensinar técnicas de cultivo no curso “Produção de Mudas Frutíferas”. Na sexta-feira (9), a programação de capacitações é encerrada com o tema “Plantas Medicinais: Produção Caseira Fitoterápico”, assunto apresentado pelo engenheiro agrônomo Flávio Ferreira.
Na solenidade de abertura da exposição, o produtor rural Roberto de Oliveira Silva Júnior parabenizou a Agraer pelo trabalho que vem desenvolvendo por todo o Estado. “Prova das boas ações em Maracaju é o estande aqui no parque de exposições. O estande institucional será oferecidas oficinas e o agricultor poderá aprender, e com isso ter uma outra geração de renda. Toda a equipe da Agraer está de parabéns pelo empenho de ser umas das instituições que mais obteve recurso federal. Estou feliz com as conquistas que os agricultores familiares estão tendo no governo”, afirmou.
Dentro da programação da Expomara, a equipe da Agraer ainda prestigiou a entrega de viaturas para a Polícia Militar. Uma ação que faz parte do programa “MS Mais Seguro”, do governo do Estado.
Maracaju foi contemplada com quatro viaturas, sendo 02 para PM, 01 Polícia Civil e uma para a Unidade de Resgate. O secretário de Estado de Governo e Gestão Pública, Eduardo Riedel, e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, estiveram na solenidade, onde entregaram 17 viaturas para oito municípios, incluindo a cidade anfitriã da exposição.
Também foram beneficiadas as seguintes: Bela Vista (02 viaturas, sendo 01 PM e 01 PC); Bonito (02 viatura para PM); Caracol (01 viatura para PM), Guia Lopes da Laguna (01 viatura para PM), Jardim (03 viaturas, sendo 01 PM, 01 PC e Auto Bomba Tanque, Nioaque (02 viaturas, sendo 01 PM e 01 PC) e Porto Murtinho (02 viaturas, sendo 01 PM e 01 PC).