Nesta quarta-feira (6), é comemorado, em todo o País, o Dia do Extensionista Rural. A data foi instituída pelo governo federal, em 1948, como forma de homenagear e reconhecer esse importante agente de desenvolvimento rural sustentável. Seu trabalho é essencial para o fortalecimento do setor agrícola, pois leva as novas tecnologias até o agricultor.
No Brasil, mais de 5 mil unidades de atendimento da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) beneficiam mais de 2 milhões de produtores rurais.
Criada através da Lei 12.386, no dia 3 de março de 2011, pelo governo federal. A Agraer aproveita a data comemorativa para parabenizar todos os seus 318 extensionistas que utilizam técnicas e metodologias, que auxiliam o produtor rural a ter uma produção sustentável sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Sempre agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor.
A extensão rural visa à qualidade da produção, geração de emprego e renda e melhoraria da qualidade de vida no campo e, consequentemente, o que implica resultados positivos também na cidade.
Calendário – O dia 06 de dezembro foi escolhido porque, em 1948, foi criada a primeira instituição de extensão rural no Brasil, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), hoje Emater-MG.