Campo Grande (MS) – Na última semana, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Três Lagoas promoveu um curso de processamento de carne de frango para agricultores familiares do assentamento Vinte de Março. A capacitação contou com o apoio do Senar e Sindicato Rural do Município.
Durante as aulas foram ensinadas técnicas de manuseio e higiene, com as maneiras corretas do processamento de linguiça, desossa de frango para rechear inteiro ou fazer rocambole, hambúrguer, nuggets, coxas desossadas e recheadas, entre outros processos.
O objetivo do curso é oferecer formas diferentes de preparo do frango, com a transformação de um produto simples e comum a todos em pratos sofisticados para a família e também agregando valor se comercializado. A capacitação veio atender uma demanda do assentamento Vinte de Março, de Três Lagoas.
Segundo a agricultora Maria Mazetto, este é um curso que gostaria de ter feito há muito tempo. “Superou minhas expectativas pela variedade de pratos que aprendi”, garantiu.
Elizeu Araújo foi outro participante que saiu satisfeito e considerou o curso de excelente qualidade. “Já fiz vários outros cursos e sempre aprendo técnicas novas, como a das ‘tulipas para aperitivo’”, disse o agricultor que está bastante interessado em fazer um teste e preparar o prato em casa, “Dá para servir nas festas de fim de ano. Outra coisa que eu gostei foi saber que o valor nutricional do frango caipira e do frango de granja é o mesmo, já valeu o curso”.