Campo Grande (MS) – Foi realizado na quinta-feira (22), em Ponta Porã, um dia de campo sobre o cultivo da banana. As atividades foram realizadas na sede da Cooperativa dos Agricultores do Assentamento Itamarati (Cooperai).
O evento que contou com a participação de 40 agricultores familiares teve como palestrante o pesquisador da Agraer, Rogério Franchini, e o engenheiro agrônomo do Sebrae, Jair Pelegrin.
Durante a manhã os produtores rurais e os técnicos da extensão rural participaram das palestras sobre plantio, adubação, espaçamento, colheita e mercado da cultura da banana. Já no período da tarde foi realizada a visita na propriedade do senhor Antônio Coinete, presidente da Cooperativa e produtor rural, que produz banana, em uma área de um hectare.
“A fruticultura é uma atividade agrícola com alta capacidade de geração de emprego e renda e também é recomendada para a agricultura familiar” frisou Rogério, que também ponderou, “No entanto, é uma atividade que demanda a utilização de tecnologia apropriada e o controle eficiente dos custos de produção para ser rentável. Daí a importância de uma ação como esta”.
O agricultor familiar José Leovardo de Barros foi um dos participantes do dia do campo que se envolveu na ação com o propósito de diversificar sua produção. “Na agricultura estamos à procura de preços e com outras culturas teremos mais opções de comercialização”, afirmou.
Para coordenador regional da Agraer de Ponta Porã, Antônio Carlos Peixoto, o dia de campo é um estímulo aos agricultores do assentamento Itamarati. “A transferência de tecnologia é o que interessa ao produtor, sendo que através da diversificação de culturas os produtores poderão atingir melhores lucros com suas produções”, afirmou.
O evento contou com a participação do representante do Sebrae Regional Centro-Sul Emerson de Medeiros, e o servidor da Prefeitura de Ponta Porã, Vitor Neves.