Um dos campos de atuação da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) é a assistência técnica voltada à conservação de recursos hídricos em propriedades da agricultura familiar. Além de promover o uso correto e sustentável da água, a equipe de extensionistas rurais participa de cursos de atualização sobre a gestão de recursos hídricos promovidos em parceria com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
Em ação conjunta, a Agraer e o Imasul levaram esclarecimentos sobre a outorga de direito de uso dos recursos hídricos para agricultores familiares do Assentamento Teijin, em Nova Andradina. A capacitação foi conduzida pelo Gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, com a presença da Analista de Recursos Hídricos do Imasul, Sheyla Barcelos, e da Chefe do Setor Ambiental da Agraer, Leda Regina Perdomo.
Os participantes foram orientados sobre a inscrição no Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos, a importância da água com cloro para o consumo humano e a regularização dos poços individuais e coletivos do assentamento. A equipe tirou dúvidas dos produtores rurais sobre como realizar o cadastro e da importância do documento para o acesso a políticas públicas, como o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Nosso trabalho é para o cumprimento das legislações que regularizam o uso da água nas propriedades e os conteúdos dos treinamentos são levados nos atendimentos que os extensionistas rurais realizam no campo”, informou Leda.
A reunião com os agricultores familiares contou com a presença da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Juliana Lopes, do coordenador regional da Agraer em Nova Andradina, Sandro Polloni, e do coordenador local, Rodrigo Zazoni.
Fládima Christofari, Agraer
Fotos: Escritório da Agraer em Nova Andradina