Campo Grande (MS) – A partir desta sexta-feira (27) haverá um contingente maior de alimentos dentro do pavilhão da Cecaf – Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, que fica nas dependências da Ceasa – Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul. Isso porque a Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária Leiteira e de Corte e da Agricultura Familiar (Cooplaf) de Terenos firmou uma parceria com o governo do Estado via Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Produção e Agricultura Familiar) para que pequenos produtores passem a utilizar algumas das pedras do local.
Para a agricultora familiar e presidente da Cooplaf, Carlinda Rezende, essa é mais uma porta que se abre para a alegria dos pequenos produtores cooperativados. “É mais um passo importante que damos para a comercialização de nossos produtos. A Cooperativa já vende os seus produtos para duas importantes redes de supermercado de Campo e, agora, temos mais essa oportunidade. O agricultor que está na propriedade produzindo, trabalhando, sabe que é mais uma janela de escoamento da produção”.
O plano de trabalho conta também com outra boa parceria que é o executivo municipal. “A gente já tem o custo para produzir, então, receber esse apoio para o transporte da produção através do custeio do combustível pela prefeitura é algo que vai trazer um benefício enorme”, observou Carlinda.
“O sucesso dos agricultores familiares é nosso também. Ter incentivo da prefeitura para unir forças e chegar nesse momento em que a cooperativa terá atuação dentro da Cecaf é muito importante, tanto que deixamos a Agraer e a Semagro de portas abertas para o que for preciso dentro desse processo que aqui se inicia”, enfatizou o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira.
Processo esse em que boa parte dos resultados demandará da sincronia entre os próprios agricultores, conforme evidenciou o superintendente da Semagro, Rogério Beretta. “Mantenham essa união em torno da cooperativa porque dessa forma vocês alcançarão muito mais coisas em termos de produção e renda”.
A Cooplaf é formada por 400 agricultores familiares de oito assentamentos (Campo Verde, Patagônia, Santa Mônica, Paraíso, Querência, Guaicuru, Canãa e Assafur). Alface hidropônica, couve, abobrinha, pepino, quiabo, jiló, batata-doce, maxixe, mandioca, milho verde, limão, pimentão e mandioca são alguns dos alimentos cultivados dentro dos sítios dos cooperados.
Participaram da solenidade desta sexta-feira (27), o prefeito de Terenos Donizete Barraco, a assessora da deputa federal Teresa Cristina, Lucília de Almeida, o presidente da Ceasa, Elúsio Guerreiro, o diretor da Cecaf, Nei Salviano além de representantes do Senar, Famasul, Fort Atacadista e agricultores familiares vinculados a própria Cooplaf.
Texto: Aline Lira/Foto: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer