Agricultores familiares de Nova Alvorada do Sul são beneficiados com projetos de crédito rural do Pronaf elaborados pela Agraer

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, julho 4, 2023 as 09:28 | Voltar

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), realizou, no último mês, a cerimônia de assinatura de projetos de acesso ao crédito rural no valor de R$ 30 mil reais a ser disponibilizado pelo Banco do Brasil, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) - grupo A, para nove agricultores familiares dos Assentamentos Pan, Pana, Volta Redonda e Santa Luzia – em Nova Alvorada do Sul-MS.

A solenidade ocorreu no dia 14 de junho, no escritório local da Agraer, e contou com a presença do prefeito do município José Paulo Paleari, da secretária de desenvolvimento econômico e meio ambiente Elisméia de Lima Borges, da gerente de desenvolvimento agrário da Agraer Izabel Cristina Pereira, do coordenador regional da Agraer Silvio Pereira Vargas, do coordenador do escritório local da Agraer João Marcelo Beltrame, assentados e autoridades locais.

O Pronaf A contempla os agricultores familiares dos assentamentos com créditos para ampliação e modernização da infraestrutura de produção. De acordo com o coordenador do escritório local da Agraer, João Marcelo, os produtores beneficiados com a elaboração desses projetos de crédito foram contemplados com o Contrato de Concessão de Uso (CCU) de seus lotes em março deste ano e procuraram a Agraer para a elaboração dos projetos de crédito rural para investir em suas propriedades.

“Em menos de dois meses o escritório providenciou o registro desses agricultores no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e hoje eles já podem acessar os créditos do Pronaf para investir na produção”, explicou João Marcelo. O CAF é o pré-requisito para os agricultores familiares terem acesso às políticas públicas, como as de crédito rural do Pronaf.

A produtora Neusa Maria Pereira Martins, do lote 43, do Assentamento Volta Redonda, planeja investir o crédito na compra de vacas para produção leiteira. “O crédito vai mudar a vida da gente, eu já enxergo o meu sítio que se chama Estância Alegria com outros olhos, pois a produção estava parada e agora terá um seguimento”.

O Prefeito de Nova Alvorada do Sul destacou que as assinaturas do Pronaf oferecem dignidade, autonomia e garantia de renda para os beneficiados. “É a oportunidade que eles têm para produzir mais, obter mais renda e girar a economia no município. Por isso, junto à Agraer, nós incentivamos a produção, oferecendo a hora-máquina, transporte, assistência técnica e outros incentivos. Hoje podemos dizer que através de muito trabalho, com a parceria com o Governo do Estado de MS e as bancadas estadual e federal, nós estamos vendo uma Agricultura Familiar de sucesso”, destacou Paleari.

Para o produtor rural Marcos Clucek de Oliveira, do lote 61 do Assentamento Pana, além da ajuda financeira para custear a produção nos lotes, a disponibilização de máquinas e implementos agrícolas feitos pela Agraer e Prefeitura Municipal auxilia no dia a dia do produtor. “Sem esses recursos, nós ficamos de mãos atadas. Só o Pronaf não resolve, nós precisamos desse apoio conjunto para alcançar os nossos objetivos”, pontou.

 

Texto: Fládima Christofari, Agraer

Fotos: Néia Maceno - Agraer

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.