Campo Grande (MS) – Os agricultores familiares do município de Jardim finalizam o mês de agosto com novidade. Na última sexta-feira (26), foi inaugurado o escritório municipal da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
A nova unidade fica situada na Avenida Duque de Caixas, n.º 236, centro de Jardim. “É uma facilitação para os agricultores familiares da região. Antes, os produtores eram atendidos pela nossa Agência do município vizinho, Guia Lopes da Laguna. A nossa intenção é facilitar a vida do homem e da mulher do campo. Este é o último escritório que faltava a ser inaugurado. A Agraer está nos 79 municípios do Estado ”, explicou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
A implantação de uma Agência em Jardim vai facilitar o atendimento de aproximadamente 400 famílias nos cinco de assentamentos, sendo três da Agraer: Quero-Quero – 18 famílias; Arataba – 26 famílias; e Conquista do Mimoso – 82 famílias; e dois assentamentos do Incra: (Guardinha – 30 famílias) e Recanto do Rio Miranda (82 famílias). Além das várias comunidades rurais, tais como: Distrito do Boqueirão que conta com cerca de 80 famílias), Quilômetro 21 , onde vivem 35 famílias e Estrada do Celeido com cerca de 30 famílias, entre outras.
Os atendimentos da Agraer de Jardim serão feitos pelos servidores: Giovanni Netto Calixto (Gestor Socioorganizacional Rural) e Túlio Barbosa (Técnico em Desenvolvimento Rural). O horário de funcionamento será feito das 7h às 11h e das 13h às 17h.
A Agraer já acompanha produtores de melancia, mandioca, leite ( do Programa Leite Forte, 15 produtores no total) e verduras hidropônicas.
Esteve presente na inauguração o secretário de Estado de Fazenda, Márcio Monteiro; o gerente-geral do Banco do Brasil de Jardim, Leadres Ragoni, o engenheiro da Agesul, Adão Gonçalves Filho, o gerente regional da Agesul, Mano Escobar, o chefe da Agenfa do Município, Carlos Antônio da Silva, o chefe da Iagro de Jardim, James Machado, o diretor de contabilidade da Prefeitura, Elvio Luiz, Eucrécio Pillonetto – chefe regional da Iagro de Jardim, Antônio de Lima – morador do assentamento marca 10, Anderson Abraão Elias – comadante do 2º Pelotão da Policia Militar Ambiental, Ana Maria Soares de Oliveira – coordenadora do Curso de Geografia da UEMS de jardim, Rufino Kuhnen – Superintendente de Insfraestrutura e Patrimônio da Sefaz, Raul Gilberto Gonçalves Coene (CUT), Máximo Ribeiro Fernandes – executor do Incra, Rosana Araujo – agente de desenvolvimento do Sebrae, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jardim e a coordenadora regional da Agraer de Anastácio, Vera Lúcia Gonze.