Campo Grande (MS) – Na manhã desta terça-feira (24), o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, esteve reunido com membros da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar) e agricultores familiares da Fettar – Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Mato Grosso do Sul.
A pauta da reunião foi a viabilização de um projeto piloto que concilie as ações do Crédito Fundiário junto a um trabalho de incentivo a fruticultura e olericultura dentro dos assentamentos recém-criados. “Estamos com uma proposta, em fase final, no Programa Nacional de Crédito Fundiário. A proposta já foi aprovada e, se tudo der certo, logo teremos um assentamento a 10 km de Campo Grande. A ideia é montar uma parceria com o governo do Estado que fomente o hortifrutigranjeiro dentro da futura comunidade agrícola pensando no mercado consumidor campo-grandense”.
Com a parceria firmada também deve haver um estudo de mercado na região. “Pretendemos começar em Campo Grande e, com êxito, podemos estender os projetos para outros grandes centros consumidores como Três Lagoas, Corumbá e Dourados. É algo a médio e longo prazo”, afirmou.
“A intenção é que tenha um extensionista da Agraer acompanhando os trabalhos de fruticultura e olericultura”, disse o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
Participou do encontro o superintendente da Sepaf, Edwin Baur, a coordenadora da Unidade do Crédito Fundiário de Mato Grosso do Sul, Tânia Regina Minussi, o secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – Cedrs/MS, Carlos Gonçalves, o presidente da Fettar, Valdinir Nobre, o presidente do Sindicato Rural da Agricultura Familiar da Capital, Elias Freitas, e o técnico agropecuário Manoel Valençoela.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer/ Foto: Dunga