Campo Grande (MS) – Dentro do trabalho de fomento ao setor de fruticultura para melhoria nos índice de produção e comercialização de produtos regionais e, consequentemente, a redução de importação de alimentos dos grandes centros, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu, nesta quinta-feira (6), um encontro junto a agricultores familiares de Terenos interessados em cultivar maracujá-azedo.
A ação contou com duas palestras voltadas ao cultivo da fruta com os respectivos temas “Cultivo do maracujá-azedo no estado de Mato Grosso do Sul e a produção de mudas altas”, ministrada pela pesquisadora Aline Mohamud Abrão e “Doenças do maracujá-azedo e manejo de convívio com a virose” apresentada pela pesquisadora Olita Salati.
Após a explanação sobre os dois assuntos em torno do maracujá-azedo, os agricultores familiares tiveram a oportunidade de conversar com as pesquisadoras e tirar dúvidas quanto plantio, cultivo e combate de pragas e doenças.
Em seguida, os agricultores fizeram uma visita na área experimental de maracujá do Cepaer – Centro de Capacitação e Pesquisa da Agraer, situado na saída para Rochedo, próximo a UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Detran. No local, os visitantes puderam ver de perto a estrutura necessária que foi montada para o bom desenvolvimento das ramas e frutos.
Estiveram presentes no encontro coordenador municipal da Agraer de Terenos, Valdecir Alves, o engenheiro agrônomo Antonino Hypólito Neto, a engenheira agrônoma e pesquisadora Ana Cristina Ajala e os pequenos produtores Carlos Eduardo Barnek e João Rodrigues (assentamento Sete de Setembro).