Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu uma visita técnica, na última terça-feira (15), a uma agroindústria familiar de mandioca na comunidade agrícola Pedro Ramalho, no município de Mundo Novo. Na ocasião, o diretor-presidente da Instituição, Enelvo Felini, entregou uma plantadeira de tração animal para a Associação dos Produtores Rurais do mesmo assentamento.
De acordo com a Associação, o equipamento será utilizado para o plantio de sementes de feijão e milho. A intenção do repasse é facilitar a rotina de trabalho dos pequenos produtores.
Agroindústria
No tempo em que esteve na agroindústria, Enelvo Felini conversou com os proprietários Luiz Antônio Mota e Ester Mota. Emocionado, o pequeno produtor lembrou das lutas para a construção do estabelecimento. “Tem mais ou menos cinco anos que a gente vem lutando junto com a Agraer de Mundo Novo para a criação definitiva desse espaço. A gente se privou de muita coisa para estar aqui e a luta ainda não acabou. Nossa vontade ainda é comprar uma máquina para descascar e outra para embalar.
Batizada de “Mandioca da Roça”, a agroindústria foi implementada pela família com o apoio da Agraer ainda dentro do programa Prove Pantanal. Ao final, a equipe da Agraer acompanhada dos vereadores de Mundo Novo, conheceram o produto já em estágio final, pronto para comercialização.
A meta do casal, agora, é agregar ainda mais valor ao seu trabalho. “Se Deus quiser queremos melhorar a qualidade do produto, chegando até a vender a mandioca não só descascada como picada. Isso facilita a vida do consumidor e valoriza o produto que sai daqui”, diz Luiz Antônio.
De lá a comitiva seguiu para a Cooperativa dos Piscicultores de Mundo Novo (Coopisc) para conhecer a estrutura do empreendimento. Além do dirigente da Agraer, participaram da visita o presidente da Câmara Municipal de Mundo Novo, Marcelo Ally, a coordenadora municipal da Agraer, Kátia Garicoix, o técnico agrícola Dirceu Rigo, a coordenadora da Agraer de Naviraí, Alessandra Afonseca, e os vereadores Gilson Amaral, João Ravazine, Nilva Santos, Orandir Ribeiro e Eduardo Pertipáglia.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer