Aproximadamente 140 produtores dos Assentamentos Itamarati I e II se reuniram no auditório da subprefeitura do Distrito de Nova Itamarati para sanar dúvidas sobre os programas governamentais de incentivo à agricultura familiar. Entre eles, o Pro Fertiliza MS, programa de incentivo à fertilização do solo criado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, e o Programa Pátria Produtora, idealizado pelo Governo Federal em parceria com o Banco do Brasil para garantir crédito aos assentados ou ocupantes de glebas federais, que desenvolvam agricultura familiar.
O primeiro passo para ter acesso a esses programas é estar regularizado no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa. Com o objetivo de sanar as dúvidas dos assentados sobre como acessar os programas e a regularizar a situação cadastral, o posto avançado da Agência de Desenvolvimento Agrário (Agraer)/Semadesc organizou esse encontro com os produtores na última segunda-feira, 24 de abril.
O coordenador do posto avançado da Agraer no Assentamento Itamarati Gilberto Rodrigues explicou os procedimentos para emissão do CAF que substituirá gradativamente a DAP e os benefícios do Pro Fertiliza MS, programa executado pela Agraer que garante o transporte do calcário aos agricultores familiares reduzindo os custos com o investimento nas propriedades. Também esteve presente o gerente do Banco do Brasil com explicações sobre o programa Pátria Produtora.
Texto: Fládima Christofari, Assessoria de Comunicação da Agraer
Fotos: Posto avançado da Agraer no Assentamento Itamarati
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva