Campo Grande (MS) – Em Ivinhema, Circuito Técnico do Leite e Dinâmica de Sustentabilidade na Agricultura Familiar reuniu cerca de 500 produtores rurais interessados em buscar novas técnicas e conhecimento para aumentar a produtividade e a qualidade do leite em suas propriedades. O evento foi promovido pela Agraer com apoio de entidades parcerias fez parte da programação da Exposição Agropecuária “ExpoIvi”, realizada de 11 a 14 de novembro.
O Circuito teve como objetivo que o produtor de leite participante se capacitasse e atualize nos assuntos, que no atual momento, são de muita relevância para o sucesso da atividade leiteira.
As palestras que integraram o Circuito do Leite foram compostos por temas pertinentes à cadeia da produção láctea do pequeno produtor, com uma abordagem prática, são elas: Qualidade do Leite – Boas práticas na Orenha, ministrada por Arizoly Mendes (Agraer); Produção de Leite, apresentado por Roberto Nakayama e Cristian Felllipi (Agraer), Gestão e Inovação Tecnológica – Controle do Carrapato, ponto exposto por Renato Andreotti (Embrapa Gado de Corte) e Alimentação do gado leiteiro, assunto tratado por Paulo Lobo, Ronaldo Flores e George Pereira (Agraer).
Dourados, Ivinhema, Dedodápolis, Taquarussu, Vicentina, Fátima do Sul, Angélica, Naviraí, Glória de Dourados, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Itaporã, Caarapó, Jateí, Itaquiraí, Juti, Batayporã e Nova Andradina foram as cidades que tiveram representatividade dentro do evento através do público participante. A maioria dos produtores que prestigiaram o Circuito são atendidos pela Agraer em Chamadas Públicas do Incra e MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Estrutura
Além das palestras, os produtores marcaram presença na abertura da ExpoIvi. Um café da manhã também foi realizado antes de começar as atividades agendadas da exposição, uma forma de dar boas-vindas ao público. Também foi oferecida uma refeição gratuita aos participantes do Circuito Técnico.
“Esteve à frente deste trabalho a equipe do escritório local da Agência de Ivinhema junto com a coordenação regional de Nova Andradina e Dourados. Houve o envolvimento dos técnicos das duas regionais na concepção do evento, na definição dos temas das palestras e na organização e mobilização dos produtores para que estes pudessem participar. Algumas prefeituras também contribuíram fornecendo ônibus para o transporte dos produtores”, esclareceu Sandro Polloni, coordenador regional da Agraer de Nova Andradina.
Em paralelo ao Circuito, também foi promovido uma feira da agricultura familiar, com exposição e comercialização de artesanatos, mel café, bolachas, urucum, frutas, entre outros produtos. A mostra também foi organizada pela Agência através de incentivos da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), ambas entidades vinculadas ao Governo de Mato Grosso do Sul. Já o circuito foi promovido pela Agraer com apoio da Embrapa, Prefeitura e Câmara Municipal de Ivinhema e do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul.
Assessoria de Comunicação – Agraer