A Embrapa tem constituído comitês com a finalidade de captar e monitorar demandas do ambiente externo. A Empresa tem particular interesse quanto à análise de tendências nos cenários de ciência, tecnologia e inovação, relevantes ao seu planejamento e à programação de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Esses comitês, de caráter consultivo, são denominados Comitê Assessor Externo (CAE) e integram as unidades da Embrapa, distribuídas em 24 estados e o Distrito Federal. A estrutura dos comitês é formada por 01 Presidente; 01 Secretário; 01 representante da Embrapa; 04 representantes externos (setor produtivo e instituições públicas).
O objetivo de contar com representantes externos é que a Embrapa possa assimilar a bagagem informacional que um membro externo, com experiência de mercado, pode proporcionar a ela, contribuindo com a tomada de decisões que se relaciona ao mercado ou ao relacionamento institucional.
A Embrapa, por intermédio da Diretora-Executiva de Inovação e Tecnologia Drª Regina Martin, convidou o atual Diretor-Executivo da Agraer Fernando Luiz Nascimento para integrar o referido comitê na qualidade de representante externo.
“É uma honra muito grande receber esse convite e, em nome da Agraer gostaria de agradecer o convite da Embrapa para contribuir, pois a nossa Instituição tem condições de colaborar levando demandas da agricultura familiar, para que a Embrapa gere tecnologias e inovações, não obstante centenas de contribuições que a essa grande Empresa Pública vem fazendo, ao longo das últimas décadas, para o Mato Grosso do Sul e para o Brasil,” comentou Nascimento.
Texto: Fernando Nascimento – Diretor-Executivo da Agraer
Fotos: Divulgação