Técnicos de Campo Grande, Sidrolândia, Bandeirantes, Três Lagoas, Anastácio, Guia Lopes e Jardim da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) participaram do treinamento sobre a interpretação da análise do solo e a recomendação para correção e adubação da cultura de soja. A capacitação foi realizada no dia 22 de março, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Extensão Rural, Pesquisa, Assistência Técnica, Serviços Agropecuários e Afins do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinterpa), na capital.
A atualização sobre a análise do solo para o cultivo da soja é primordial para a aplicação do sistema de Integração-Lavoura-Pecuária (ILP), uma estratégia de produção que engloba culturas anuais e a pecuária na mesma propriedade.
“Em Três Lagoas vivenciamos um avanço na produção de soja com a integração lavoura-pecuária, com essa técnica o produtor consegue amortizar o custo da reforma de pastagem colhendo duas safras do grão” destacou Jurandir Xavier Duque Júnior coordenador regional da Agraer de Três Lagoas.
O treinamento foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Douglas Pellin, que atua no escritório da Agraer de Itaporã e possui mestrado e doutorado na área de Produção Vegetal com ênfase em fertilidade do solo. Entre os assuntos abordados estavam a interpretação das tabelas de nutrientes da análise de solo e as faixas ideais de cada nutriente para os determinados tipos de solo no nosso Estado.
“O evento foi muito importante porque permitiu uma troca de ideias, o conteúdo abordado irá ajudar os técnicos a serem mais assertivos nas suas recomendações aos produtores em relação à análise de solo, agregando em lucratividade para o produtor”, frisou Douglas.
Douglas também explicou que, atualmente o cultivo da soja se tornou muito atrativo, devido ao seu preço de venda na faixa de R$ 190 a saca e pelas condições de produção em vários locais de Mato Grosso do Sul em solos arenosos, de textura média e de textura argilosa.
O encontro foi organizado pela Gerência de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (GDAA) da Agraer para atender às demandas das equipes que prestam assistência aos médios produtores e da Agricultura Familiar e para que o conhecimento adquirido possa ser aplicado antes do plantio da próxima safra.
“O treinamento permite que os técnicos atualizem o conhecimento e isso reflete nos atendimentos realizados no campo”, afirmou Silvio Vargas, coordenador regional de Campo Grande.
Já o técnico em agropecuária Daniel Passareli Rocha, que atua desde 2014 na Agraer em Sidrolândia, pontuou que, “o evento serviu para acompanhar as mudanças de análise de solo principalmente para ajudar os produtores de soja que nos procuram com frequência na região”.
Texto e fotos: Igor Moura - Assessoria de Comunicação Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva