Uma nova edição da Semana do Meio Ambiente foi realizada no assentamento Itamarati, em Ponta Porã entre os dias 3 e 7 de junho, onde os técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) do Posto Avançado do Assentamento Itamarati, promoveram diversas atividades que resultaram com a realização de uma Audiência Pública sobre a Deriva de Aplicação de Agrotóxicos, em parceria com a Câmara de Vereadores de Ponta Porã.
Uma das atividades promovidas foi o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, feito no hangar do antigo aeroporto, que ficou a cargo da Central de Recolhimento de Embalagens, que é administrada pela ASFRON/ INPEV. Foi recolhida cerca de 8.000 unidades entre galões de 1, 5 e 20 litros.
Também foi proporcionado um curso técnico de operação e regulagem de pulverizador tratorizado, pelo SENAR, durante três dias, que capacitou filhos de agricultores assentados.
Na audiência pública ocorrida na tarde do dia 5 foram realizadas duas palestras técnicas, sendo uma sobre deriva de aplicação de agrotóxicos pelo professor Antônio Luiz Viegas do Instituto Federal de Educação de Ponta Porã e a outra que abordou os impactos negativos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente, pela pesquisadora da FIOCRUZ, Dra. Fernanda de Almeida.
No período da manhã, no Salão Paroquial, foi promovida pelos alunos e professores do Instituto Federal uma série de demonstrações, em estações, dos projetos e trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela instituição. Também ocorreu um debate sobre a questão da deriva de aplicação de agrotóxicos e sobre a interação dos trabalhos de ATER e do ensino proporcionado pela instituição.
Durante o evento estava presente cerca de 200 alunos da Escola Estadual Nova Itamarati. Esse trabalho possibilitou a interação dos alunos do assentamento com os alunos e professores do instituto.
A audiência pública foi aberta pelo Presidente da Câmara, vereador Candinho e conduzida pelo Vereador Paulinho Roberto. Também estiveram presentes a sessão o Engenheiro Agrônomo Antônio Carlos, coordenador regional da Agraer, o técnico João Lucas representando o Instituto Federal de Educação de Ponta Porã o produtor Olácio Komori, presidente da Cooperativa CRESOL e a Irmã Olga Manosso representante do Movimento das Mulheres Camponesas
Três propostas foram apresentadas pelo Engenheiro Agrônomo da Agraer do Posto Avançado do Assentamento Itamarati Edson Mondadori. Estas propostas deverão ser apreciadas pela Câmara de Vereadores para serem inseridas numa lei municipal: vetar a aplicação aérea de agrotóxicos no perímetro do Assentamento Itamarati.; proibir a aplicação de agrotóxicos com pulverizador tratorizado no perímetro da agrovila da AMFFI; tornar obrigatória a participação em cursos de capacitação, dos operadores de equipamentos pulverizadores sejam eles tratorizados, auto-propelidos ou costal.
Lívia Miranda – Assessoria de Comunicação Social da Agraer
Fotos e informações: Escritório da Agraer de Ponta Porã