A diretoria da Agraer se reuniu com os coordenadores dos escritórios do órgão em Ponta Porã, Posto Avançado Itamarati, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Paranhos – locais que compõem a equipe regional de Ponta Porã, coordenada pelo engenheiro agrônomo Antônio Carlos Peixoto de Oliveira.
O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Ponta Porã, na última quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de maio, e teve como objetivo apresentar e debater políticas públicas como o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul (Proacin), o trabalho de assistência técnica e extensão rural (Ater) desenvolvido pelos técnicos locais, entre outros temas de relevância para o fortalecimento da agricultura familiar.
Estiveram na reunião o diretor-presidente André Nogueira Borges; o diretor-executivo Fernando Nascimento; a gerente de desenvolvimento agrário e abastecimento Izabel Cristina Pereira; o coordenador do setor de crédito fundiário Ricardo Dias Peruca; a gerente de administração e finanças Leonir Maria Souza, e o responsável pelo setor de recursos humanos William Martos.
Visita aos produtores
Ao final da reunião, os participantes visitaram dois produtores familiares do Assentamento Itamarati II, os fruticultores Etelvino Boeiro Barbosa e Ademir Antunes da Rosa.
Etelvino Boeiro Barbosa é produtor de bananas e beneficiário do Programa de Consolidação de Assentamentos (Produzir Brasil), realizado por meio de parceria entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Em seu lote estão sendo produzidos 1600 cachos de bananas que serão destinados à Cooperativa de Produtores do Assentamento Itamarati (Cooperai), que viabiliza a comercialização para a merenda escolar de escolas estaduais e municipais, além das unidades do Exército de Ponta Porã e Bela Vista. O produtor é acompanhado pelos técnicos do posto avançado da Agraer no assentamento, Gilberto Rodrigues e Mário Roberto Mamédio.
Ademir Antunes da Rosa é fruticultor, produz mamão e banana, e cria gado para produção de leite. Pertencente à Federação da Agricultura Familiar (FAF), aderiu ao programa Produzir Brasil. Segundo o coordenador local da Agraer em Ponta Porã, engenheiro agrônomo João Alfredo Neto da Silva, o programa possui três eixos principais: o produtivo, o social e o ambiental.
“Nesse primeiro momento a parte social vai ser a mais importante do programa pois precisamos garantir que eles tenham acesso às políticas públicas. A ação do Produzir Brasil é focar na propriedade para que possamos melhorar a produção como um todo. Ajudando o seu Ademir aqui na propriedade, ele pode ajudar um vizinho a produzir mais e a FAF como um todo vai dar um salto de qualidade de produção e também qualidade de vida”, ressaltou João Alfredo.
Texto, fotos e vídeos: Fládima Christofari – Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva