A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), realizou um mutirão, de 3 a 6 de outubro, para emissão de CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) na aldeia Nhanderu Marangatu, em Antônio João.
No mutirão, foram realizados em torno de 150 atendimentos que resultaram na emissão de 86 CAFs. Com o documento, os indígenas poderão obter crédito para financiar equipamentos e insumos para produção e comercializar produtos pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
Os atendimentos foram realizados pelos extensionistas rurais Sandra de Fátima, Mariza Madalena e Igor Ivan do Posto Avançado da Agraer no Assentamento Itamarati, e Paula Pigozzo e Alexy Damiani do escritório da Agraer em Antônio João. A ação também contou com a participação do coordenador de Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (Seaf)/Semadesc, Dionedson Terena.
O coordenador regional da Agraer em Ponta Porã, Antônio Carlos Peixoto de Oliveira, explica que, neste ano, os povos originários e os quilombolas foram incluídos como beneficiários do Pronaf A (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). A novidade contribui para geração de renda e melhoria da qualidade de vida nessas comunidades.
“Nos mobilizamos junto às lideranças, e os indígenas que quiseram fazer o CAF foram atendidos por nós. Desses 150 atendimentos, tem alguns que não possuem todos os documentos e vão procurar a Agraer do município de Antônio João, posteriormente. Eles ficaram todos entusiasmados com essa possibilidade de fazer um financiamento para a atividade produtiva”, afirma.
O Pronaf A propicia o apoio financeiro às atividades agropecuárias de agricultores familiares, no valor de até R$ 40 mil, com taxa de juros de 0,5% a.a e até 10 anos para pagar.
“Esse recurso pode ser usado para financiar micro tratores, kits para irrigação para as hortas, compra de telas para fazer galinheiro, foram várias ideias apresentadas no mutirão”, comenta o coordenador regional da Agraer em Ponta Porã.
Os próximos mutirões serão realizados em Coronel Sapucaia, do dia 24 a 27 de outubro, e em Amambai, de 7 a 10 de novembro.
Texto: Adriana Queiroz/Agraer
Fotos: Escritório da Agraer em Antônio João