A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Andradina, através da Semadi e contando com a participação de Empresas e Cooperativas, realizou no dia 16 de maio, um Dia de Campo sobre produção de silagem para a atividade leiteira.
O evento, que contou também com a participação da Associação dos Agricultores Familiares Agrovila, foi realizado no Sítio Bom Jardim de propriedade da Sra. Alice e Sr. Leonildo.
Participaram do dia de campo mais de 100 agricultores familiares vindos dos Assentamentos Teijin, Casa Verde e Santa Olga, e também do Bairro Laranjal, além de outros municípios como Batayporã e Bataguassú.
Na ocasião, os produtores viram opções de silagens desde as mais simples para quem não possui implementos agrícolas, como também a silagem feita com o uso de máquinas de alto rendimento, sendo assim demonstrado que existem alternativas tecnológicas ao alcance de todos.
Foram realizadas demonstrações de método da hidrólise e adição de uréia na cana-de-açúcar, silagem da rama de mandioca em fardos, silagem do capim Napier em fardos e fabricação do silo de superfície de capim napier com a utilização de máquinas agrícolas. Todas essas informações foram demonstradas na prática, pelo zootecnista Roberto Nakayama, da Agraer, especialista em alimentação do Gado Leiteiro.
O Coordenador Municipal da Agraer de Nova Andradina, Rodrigo Zanoni, ficou muito satisfeito com a participação e o interesse demonstrados pelos produtores na busca por informações para resolver o problema da escassez de alimentos na época do inverno, e manter a produção leiteira.
“Agradeço em nome de toda equipe da Agraer a oportunidade de participar ao lado de produtores e parceiros desse grande acontecimento”, ressaltou o Coordenador Regional Sandro Polloni.
Informações e fotos da Agraer Regional de Nova Andradina