Aconteceu no Centro dos Idosos em Vicentina uma reunião sobre a comercialização de hortifruti promovida pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) com a Prefeitura, a Agropecuária Apolo e a Associação de Produtores do setor. O evento é parte do projeto de apoio ao fortalecimento e incentivo à produção de hortifruti na região.
Foram convidados para participar desta ação Olácio Komori; Raimundo Tomonari Hossi da diretoria da Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul (Apoms) e Antônio Paulo Ribeiro, presidente da Cooperativa dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Coperapoms) que apresentaram aos agricultores as estratégias de venda por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“O encontro foi relevante para dividirmos com os produtores as nossas práticas de comercialização”, frisou Olácio.
Na ocasião, os convidados apresentaram formas de venda com base em toda a experiência que acumularam com produtos da Agricultura Familiar. Foram pontuadas algumas alternativas aos agricultores como, o E-commerce, mercado institucional, feiras e outros.
No final da reunião foi feito um convite das instituições aos agricultores presentes para o ingresso à rede de comercialização da Apoms e Coperapoms, visando atender o mercado de Dourados com bom público consumidor de produtos de hortifruti.
Sobre o PAA e o PNAE
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
Já o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.
Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.
Texto: Igor Moura - Assessoria de Comunicação da Agraer com informações do coordenador local da Agraer Paulo Machado Lobo
Fotos: Escritório da Agraer de Vicentina
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva