Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), por meio das chamadas públicas de Sustentabilidade e do Leite, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizou em Ivinhema uma reunião técnica acompanhada de duas palestras “Suplementação Alimentar de Matrizes Leiteiras” e “Energia Renovável: A Instalação de Microgeradores Fotovoltaicos de Energia Solar”.
O evento, realizado no Sindicato Rural de Ivinhema, contou com a participação de cerca de 150 pessoas entre agricultores familiares, técnicos e autoridades que prestigiaram o evento.
A palestra sobre o leite foi ministrada pelo zootecnista Roberto Nakayama, da Agraer, que abordou com muita propriedade os aspectos importantes envolvidos na alimentação de matrizes leiteiras. Em seguida, foi à vez de Mario Almeida, da Solar Energy, abordar a utilização da energia solar.
Fez parte da programação, a assinatura do primeiro contrato de financiamento da instalação de um microgerador fotovoltaico de energia elétrica. O projeto foi elaborado pela equipe da Agraer do município de Ivinhema juntamente com engenheiros da empresa Solar Energy do Brasil.
O objetivo é fazer com que a propriedade do agricultor José Antônio Alves, beneficiário da Chamada Pública do Leite, seja uma fonte de energia renovável que será utilizada nas atividades de produção.
A energia será aplicada no funcionamento da irrigação, sala de ordenha, resfriador, sistema de aquecimento da água para higienização dos equipamentos, além do misturador de ração, triturador e uso doméstico.
A organização do evento envolveu a participação de toda a equipe da Agraer de Ivinhema, Agraer Regional de Nova Andradina, Coordenação das Chamadas Públicas, e parceiros importantes como a Prefeitura e a Câmara Municipal.
Participou do evento, o representante da SEAD – Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, delegado Dorival Betini e o engenheiro agrônomo Marco Antônio Georges, fiscal dos contratos da Chamada Pública, a primeira-dama de Ivinhema, Valéria Chacarosqui, representando o prefeito Tuta, o secretário Municipal de Agricultura Édson Correia, e o gerente do Banco do Brasil de Ivinhema, João Gomes de Carvalho.