Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Paranhos promoveu um mutirão para emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) aos indígenas da aldeia Pirajuí.
“A meta é a atualização da DAP que é a comprovação de enquadramento do agricultor como pequeno produtor rural. Em posse desse documento, os agricultores familiares podem ter acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar [Pronaf], por meio do Programa de Aquisição de Alimentos [PAA], merenda escolar [PNAE] e habitação rural [PNHR]”, informou a engenheira agrônoma da Agraer de Paranhos, Lidiane Vieira.
A iniciativa do mutirão partiu da engenheira agrônoma Lidiane Vieira, da Agraer, e contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Paranhos, sob comando do secretário Paulo Maykel Rodrigues, juntamente, com o coordenador da Funai da cidade, Renato Melo, para a realização das atividades.
“Através dos recursos do Pronaf, a prefeitura de Paranhos e a Agraer estarão estimulando a geração de renda e melhorando o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários desenvolvidos nas áreas comunitárias”, argumentou a engenheira agrônoma.
Mutirão – O trabalho foi realizado no dia 26 de junho, e contou com a colaboração do coordenador regional da Agraer de Ponta Porã, Antônio Carlos Peixoto, e da engenheira agrônoma Ramona Jorgínia de Araújo.