Agraer promove estudo que evita erosão e, ainda, beneficia ações preventivas da Defesa Civil

Categoria: Deodápolis | Publicado: terça-feira, outubro 31, 2017 as 08:13 | Voltar

Campo Grande (MS) - O escritório municipal da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Deodápolis vem contribuindo para a execução e prevenção de erosão nas propriedades rurais vizinhas a área urbana. Com a expansão da cidade, os bairros foram sendo construído sem a infraestrutura recomendada, ou seja, sem o devido planejamento na  pavimentação asfáltica e drenagem das águas pluviais. Portanto, em chuvas intensas e com declive das ruas, as enxurradas pegam velocidade e o grande volume de água, quando adentra nos lotes, provocam a chamada voçoroca.

É deste ponto de partida que entra o trabalho da Agraer no mapeamento aéreo das áreas afetadas, com o auxilio de um drone controlado pelo engenheiro agrônomo Douglas Pellin. “Com esse recurso, consigo mapear as áreas afetadas pela água das chuvas com fotos aéreas das propriedades. Pelo processamento das imagens através de um software, consigo delimitar a área total afetada, o volume de solo perdido ou depositado em uma propriedade, o índice de vegetação que ali persiste para o controle da erosão e a topografia do terreno”, explicou Pellin.

A ação do servidor da Agraer tem contribuído fortemente com os trabalhos de outro órgão do Estado, a Defesa Civil. “Com isso, o trabalho da Defesa Civil de Deodápolis fica mais robusto para a elaboração de  um plano de trabalho preventivo para controlar o dano já causado e prevenir maiores danos, no futuro, como a degradação das propriedades e assoreamento dos córregos próximos”, detalhou o engenheiro agrônomo da Agraer.

Após a elaboração do relatório fotográfico,  a Defesa Civil Estadual com apoio da Agraer local, vai encaminhar o documento a Defesa Civil Nacional. “Trata-se de uma medida que vai possibilitar a solicitação de recursos para obras preventivas no controle de erosão”, relatou o tenente Max Tosta.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.