Campo Grande (MS) – Visando a melhoria da alimentação do rebanho leiteiro no período da estiagem, a equipe da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Campo Grande que atende o assentamento Santa Mônica, município de Terenos, promoveu a entrega de mudas do capim napier, BRS Capiaçu, para os produtores rurais que vivem ali.
“O BRS Capiaçu foi lançado pela Embrapa no ano passado, apresenta potencial produtivo de até 100 toneladas de matéria verde por hectare/ano. Pode-se realizar até três cortes por ano. As mudas entregues serão multiplicadas pelos produtores para, posteriormente, terem sua área de capineira para o fornecimento no cocho e/ou a produção de silagem”, informou a engenheira agrônoma da Agraer, Maria Cleonice dos Santos.
O valor nutritivo é comparável à silagem das forrageiras tradicionais e superior ao da cana-de-açúcar. Inicialmente dez produtores foram beneficiados. O número deverá ser expandido para mais produtores do PA Santa Monica.
Segundo o pesquisador Antônio Vander Pereira, da Embrapa Gado de Leite, que coordenou o desenvolvimento da cultivar, a BRS Capiaçu representa uma alternativa para a produção de silagem de baixo custo. “O que se gasta com a produção de silagem de BRS Capiaçu é três vezes menos comparado à silagem de milho ou de sorgo”, afirmou.
“Considerando-se as características excepcionais de fertilidade do solo de várias propriedades do assentamento Santa Mônica, a bovinocultura leiteira como atividade principal, os níveis de exigências nutricionais do BRS Capiaçu, bem como seu potencial produtivo, projeta-se uma grande demanda de plantio deste capim no assentamento”, concluiu Maria Cleonice.