Aconteceu no último dia 06/12 o dia de campo com o tema: “Manutenção e Manejo de pastagens” foi realizado através do convênio 836785/16 Mapa/Agraer, e possibilitou mostrar aos 56 participantes como o produtor Sabino Carlos da Costa conseguiu aumentar sua lotação de 0,5 UA, para 8 UA/ha, recuperando a pastagem e fazendo a sua manutenção correta.
Foram recuperados 3,3 ha de pastagens degradas, com o uso de insumos adquiridos pelo convenio, na qual foi implantada a pastagem Brachiaria brizantha cv. MG5.
O técnico da Agraer José Américo Boscaine ressaltou em sua apresentação a importância de se fazer o investimento e o potencial de retorno devido ao incremento na capacidade de lotação na área em questão.
O coordenador regional da Agraer de Três Lagoas Jurandir Xavier apresentou a melhora nos resultados da avaliação química do solo após a adubação realizada, explicando aos presentes a importância dos componentes químicos para que a espécie forrageira implantada possa desenvolver seu potencial produtivo.
Durante a apresentação os técnicos responsáveis deixaram claro a importância do manejo da pastagem, respeitando as alturas de entrada e saída dos animais, para que o produtor possa ter o melhor resultado aproveitando a forrageira em seu melhor estágio nutritivo, resultando em ganho de peso ou produção de leite.
Texto: Lívia Miranda com informações da técnica Rosemeire Borges.
Fotos: Servidores da Agraer