Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Dourados promoveu, no município de Fátima do Sul, próximo ao distrito de Culturama, dois dias de campo voltada à pecuária leiteira, visando à melhoria da produtividade com tecnologias a baixo custo para o pequeno produtor rural.
O encontro contou com a presença de produtores e técnicos de dez municípios envolvidos no Programa Federal da Chamada Pública do Leite, são eles: Nova Andradina, Deodápolis, Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul, Dourados, Vicentina, Juti, Jateí, Glória de Dourados e Laguna Caarapã.
“O objetivo principal deste dia de campo foi de oferecer tecnologias simples, mas eficazes, de alimentação para o gado leiteiro, para incrementar a produção de leite em nossa região, como as pastagens com melhor teor de proteína e nutrientes, manejo adequado e cultivares do capim oferecido ao gado leiteiro, silagem de milho, resíduos agroindustriais e cana-de-açúcar. Além da gestão da propriedade, demonstrando como atingir metas e objetivos de produção”, enfatizou o coordenador regional da Agraer de Dourados, Flávio Ferreira.
O dia de campo foi promovido no sítio do produtor Antônio Mamede que apostou na produção de leite a pasto e as palestras foram ministradas pelos técnicos da Agraer: Ronaldo Flores, Eduardo Oliveira, Paulo Lobo e Roberto Nakayama.
“Todo inicío tem suas dificuldades, mas pude contar com o importante apoio técnico da Agraer. Inicialmente foi o técnico de Fátima do Sul, Marcio Bonette, e, agora, é o zootecnista Roberto Nakayama. Com o trabalho feito minha produtividade aumentou e, hoje, gira em torno de 500 litros de leite ao dia”, disse o produtor.
Os palestrantes foram do quadro técnico da Agraer e possuem um vasto conhecimento nesta atividade: Ronaldo Flores, Eduardo Oliveira, Paulo Lobo e Roberto Nakayama
A ação contou com o apoio da prefeitura de Fátima do Sul, da Cooperativa de Crédito Solidário – Cresol, de colaboradores da John Deere e dos vereadores José Michel Gomes (Michel do Ceará), Wagner Roberto Ponsiano e Luiz Cordeiro. Estiveram presentes o delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD/MS), Dorival Betini, a prefeita Ilda Machado, o coordenador Regional da Agraer de Nova Andradina, Sandro Poloni, o fiscal dos contratos da Chamada Pública da SEAD, Marcos Antônio Georges, e o diretor-presidente da Cresol, Olácio Komori.