Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Agraer promove Curso sobre Plantas Medicinais no município de Ivinhema

  • 15 out 2021
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Em parceria com a prefeitura municipal de Ivinhema, a Agraer ofereceu um Curso sobre Produção e Manipulação de Plantas Aromáticas e Medicinais ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Flávio de Oliveira Ferreira com apoio da Dra. Francimar Perez Matheus e da técnica Teonília Pereira da Silva.

O curso teve por objetivo principal mostrar a importância da fitoterapia, como produzir tais plantas e a manipulação resultando em produtos artesanais para utilizar no dia a dia, bem como uma boa alternativa econômica.


O curso foi dividido em aulas teórica e prática com duração de 12 horas. Como teoria foi demostrado os diversos tipos de plantas, como cultivar através dos tratos culturais e manejo, bem como, a classificação e usos através de literatura especializada. Na aula prática foram produzidos vários produtos utilizando as plantas medicinais e aromáticas (condimentares) como: tinturas e alcoolaturas, drinks (alcoólicos ou não), além das infusões, decocções e sucos.

Participaram do curso: estudantes e professores do Colégio Agrícola, bem como o diretor Leonimar Bacchiegas, além da primeira dama do município Samara Ferro, a vice-prefeita Ângela Cassarotti e a Coordenadora de políticas públicas para mulheres Kelly Marciano, produtoras rurais e urbanas daquele município.

O Engenheiro Agrônomo Flávio de Oliveira Ferreira pós-graduado em plantas medicinais se diz satisfeito com os resultados obtidos pois, o interesse foi excelente, surgindo ideias de produção de plantas medicinais em hortos urbanos e rurais, bem como na produção de mudas, além da produção em escala de produtos artesanais para a comercialização local.



 

Texto e fotos: Flávio de Oliveira – Coordenador da Agraer da Regional de Dourados

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital