A equipe do setor de agroindústria da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) Central ministrou um curso sobre os princípios básicos para o beneficiamento de alimentos para 21 agricultores familiares representando 15 agroindústrias locais cadastradas no Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária (Prove), em Sidrolândia.
Participaram da formação agricultores familiares dos assentamentos Alambari/Eldorado, Jiboia, Terra Solidária, São Pedro e Santa Terezinha, que produzem mandioca, rapadura, panificados, farináceos, polpas de fruta, entre outros produtos da agricultura familiar.
Os produtores receberam orientações sobre legislação de rotulagem, técnicas de processamento, higiene de produção, riscos de contaminação e participaram de atividades práticas de higienização e elaboração conjunta de fluxograma de produção.
O evento é fruto do trabalho da equipe da Agraer local, que diagnosticou a necessidade deste aprimoramento, mobilizou e motivou os produtores a participarem. Segundo a médica veterinária Denise de Miranda, coordenadora do setor de agroindústria, a Agraer irá ampliar essas capacitações com o objetivo de formar multiplicadores nos escritórios locais, para que cada agroindústria credenciada no Prove alcance os padrões de higiene de fabricação exigidos pelo programa.
Ao final da capacitação os participantes receberam certificados emitidos pela Agraer, válidos para apresentação aos órgãos fiscalizadores. A capacitação foi realizada no Sindicato Rural de Sidrolândia na última semana de abril.
Além das instrutoras do setor de agroindústria, o curso contou com a presença de fiscais da Vigilância Sanitária de Sidrolândia, da coordenadora local da Agraer de Sidrolândia e dos técnicos locais que trabalham com as atividades de agroindústria e compras públicas: Maria Clara e Ivan de Oliveira.
Na oportunidade, aproveitando que estavam todos reunidos, os agricultores receberam a notícia de que as entregas para o programa da alimentação escolar no município (PNAE) já estavam autorizadas, fechando o evento com boa perspectiva de venda dos produtos das agroindústrias.
Texto: Denise de Miranda – Agraer – setor de Agroindústria Rural
Fotos: Flávia Caroline – Agraer GDA