Agraer prestigia qualificação profissional de 716 produtores familiares de Terenos‏

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 14, 2015 as 16:34 | Voltar

Campo Grande (MS) – Nesta segunda-feira (14), 716 produtores familiares do munícipio de Terenos receberam certificação por conclusão e aprovação nos cursos do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, instituição do Sistema Famasul.  Em nome do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, participou da entrega dos diplomas, acompanhado do secretário adjunto da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Jerônimo Alves.

A cerimônia foi promovida na Escola Municipal Salustiano da Motta, no assentamento Patagônia, um dos oito que existem na região. Em seu pronunciamento, o dirigente da Agraer, Enelvo Felini lembrou a importância da qualificação da mão-de-obra no campo para a geração de renda e manutenção da qualidade dos produtos que, diariamente, abastecem as prateleiras dos supermercados. “Há produtos como batata doce, banana e abacaxi que somos 90% dependentes de estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná e, justamente, por isso que programas como esse tem grande importância para o Mato Grosso do Sul, porque aonde levamos conhecimento ao homem do campo promovemos condições para aquecer a economia nos assentamentos e, ainda, favorecemos a saúde nas regiões urbanas, por meio de produtos de boa procedência”, disse.

DSC01928

Na mesa de honra do evento, o dirigente da Agraer repassou em mãos os certificados de conclusão do curso a alguns produtores. A entrega simbólica dos diplomas foi promovida pelas autoridades junto a 15 alunos em alusão aos 716 produtores que fecharam a carga horária dos cursos de Formação Profissional Rural (FPR), Programa Social (PS) e Programas e Projetos Especiais, do Senar.

Durante a solenidade, Felini ainda destacou a representatividade de Terenos no Estado. “É em momentos como este que vamos fazer a diferença no Estado. Temos aqui um município privilegiado que está entre o segundo ou terceiro que mais fornece alimento para a Ceasa de MS. Nós, Agraer e Sepaf, através do governo do Estado estamos à disposição para contribuir com o dia a dia no campo e abastecer a Ceasa, afim de acabarmos com essa dependência de produtos de outros Estados”, ressaltou Felini.

  DSC01958

Ao longo do evento, o público foi agraciado com uma boa notícia, fruto dos esforços da Agência com a Assembleia Legislativa. “A Agraer já realizou um diagnóstico e dentro em breve faremos uma audiência pública sobre a criação de um distrito na região [Assentamentos Santa Mônica e Patagônia]. Quem sabe daqui cinco ou dez anos não podemos ver aqui um sonho se tornando realidade”, afirmou o deputado estadual Beto Pereira.

Para a prefeita Carla Diniz, o momento simboliza mais um avanço para toda a classe rural de Terenos.  “Hoje é mais um dia que mostra o quanto promovemos conhecimento e tecnologia às comunidades agrícolas. Contamos com mais de 35 famílias atendidas dentro no programa Hortifruti Legal, do Senar, que abastece uma das principais unidades do FortAtacadista, na Capital. Além de termos uma banca no Ceasa, com apoio da Agraer, para a destinação de parte do que é produzido nos assentamentos, ou seja, damos encaminhamento para os produtos e não apenas assistência técnica ao pequeno agricultor”, destacou a prefeita.

DSC01907

A  mesa de honra do evento foi composta pelo presidente da Famasul, Maurício Saito, o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o secretário adjunto da Sepaf, Jerônimo Alves, a deputada federal, Tereza Cristina Dias, o deputado estadual, Beto Pereira, o superintendente do MDA/MS, Gerson Faccina, o coordenador Nacional de Ater do Senar, Mateus Ferreira, a gerente de Negócios da Superintendência Estadual Banco do Brasil, Giljane Dourado, o presidente da Cooplaf, Maycon Rezende, o presidente da Câmara Municipal de Terenos, Leandro Caramalac, a gestora de cursos e eventos e representante do Sindicato Rural de Terenos, Nilza Borges e o técnico do Sebrae de MS, Humberto Júnior.

Cooperativa

A Cooplaf - Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar de Terenos foi criada em maio de 2014 e com pouco mais de um ano conta com 452 cooperados, provenientes de oito assentamentos formalizados. A maior parte dos produtores se dedica à bovinocultura de leite, no entanto, com orientação dos técnicos de campo do Senar/MS, comprovaram a eficácia de diversificar a produção.

DSC01923

Com essa certificação de 716 agricultores familiares, o Senar fecha o ano com um acréscimo de 70% no número de turmas oferecidas, passando de 318 para 716 turmas que receberam qualificação profissional. Um dos fatores que estimulou este aumento é decorrente do fortalecimento no atendimento de assistência técnica nos assentamentos da região. A localidade é referência na implantação da metodologia de ATEG – Assistência Técnica e Gerencial, com funcionamento dos programas Mais Leite (141 propriedades), Mais Inovação (16 propriedades) e Hortifruti Legal (35 propriedades).

 Aline Lira - Assessoria de Comunicação Agraer

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.