Atendimento itinerante da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural)/Semadesc de Bela Vista garantiu a emissão do primeiro CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) do assentamento Tupanceretan. A iniciativa do engenheiro agrônomo e coordenador do escritório local, Agrônomo Giuliano Pimenta Couto, evitou que os moradores precisassem se deslocar até a zona urbana.
“Os principais problemas enfrentados pelos pequenos produtores, nesse caso, é a distância e as estradas, que no momento encontram-se ruins”, explica Giuliano.
A sala digital instalada no distrito pelo Governo do Estado foi utilizada pelo coordenador municipal. O local tem computadores com acesso à internet, tornando possível abrir os sistemas necessários para a realização dos serviços.
Foram atendidas 13 pessoas. Além da emissão de CAFs, também foram recebidos documentos para serem anexados aos processos de regularização de terras junto ao Incra, além de solicitações de CCU (Contrato de Concessão de Uso), informações e orientações sobre o CAD Único, entre outros.
“Sem a nossa presença no assentamento, jamais seria possível realizar todos esses atendimentos de uma só vez e de maneira tão célere”, completa Giuliano.
Ricardo Campos Jr. – Comunicação da Agraer
Fotos: Giuliano Pimenta – Escritório da Agraer de Bela Vista