Agraer presta Assistência Técnica para pecuaristas com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, agosto 18, 2020 as 08:46 | Voltar

O produtor Flávio Henrique Martins Guimarães, da Fazenda Roselândia, no município de São Gabriel do Oeste é um dos beneficiários dessa parceria em que o Mapa, com muita perspicácia, confiou o trabalho à Agraer. Este produtor é um dos 110 produtores cadastrados no Projeto.

Em julho 2019, o produtor produzia 80 litros/dia, com 27 vacas ordenhadas, com uma média de 2,96 litros/dia, por vaca. Com um ano de trabalho, nesse mês julho de 2020 a produção subiu para 296 litros/dia com 30 vacas em lactação, gerando uma média de 9,86 litros/dia, por vaca, com incremento de 233,0%. A atividade gera dois postos de trabalho diretos.

Para atingir esse acréscimo, foram utilizadas técnicas de manejo de pastejo rotacionado de mombaça, durante a primavera/verão com arraçoamento por produtividade (l/vaca/dia). No outono/inverno, ministrou-se cana-de-açúcar com adubação de sulfato de amônio e ureia na pastagem. Também foi fornecido às leiteiras concentrado formulado na própria fazenda, de acordo com critério de produção.

O produtor investiu na sala de ordenha, sendo adaptada para trabalho com fosso e 4 animais ordenhados por vez em sistema de espinha de peixe. Com isso o tempo de ordenha foi reduzido drasticamente de 4 horas para 1,5 horas. A sala de espera foi coberta, melhorando o conforto animal.

A sala, onde fica o tanque resfriador, foi coberta, fechada e o leite é transferido diretamente para o tanque, sem contato humano, representado melhoria de qualidade.

Para melhorar o padrão genético do rebanho, foi trabalhada a inseminação artificial, com touro para repasse, a fim de aumentar a eficiência.

“A Agraer busca levar eficiência aos sistemas de produção em que tem a oportunidade de intervir e, é isso que procuramos fazer com produtores que trabalhamos. Esse projeto nos permite avançar em adoção de tecnologia e em rentabilidade, pois os produtores possuem maior capacidade de investimento em relação aos assentados da reforma agrária, por exemplo, por isso alcançamos resultados tão promissores”. Comenta o Coordenador Regional da Agraer de São Gabriel do Oeste e responsável pela assistência técnica, Ivan Macena.

É para isso que a Agraer trabalha!!

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer

Fotos: Escritório da Agraer de São Gabriel do Oeste

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.