Aconteceu o encerramento da primeira etapa do Projeto “Mãos que fazem acontecer”. As oficinas de artesanato com materiais recicláveis foram realizadas no Assentamento São Luiz, uma parceria da Agraer- Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural e a Prefeitura Municipal de Batayporã, através da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente.
O curso foi ministrado pela Gestora Sócio Organizacional Rural Mayara Firmino Bardelli, funcionária do Escritório Regional da Agraer de Nova Andradina.
Durante as oficinas as alunas aprenderam técnicas de papietagem, decoupage, pintura, mosaico com casca de ovo, reutilização de filtro de café usados, jornais e revistas. Bem como a reciclagem de garrafas, vidros, barricas de massa corrida, entre outros materiais.
O projeto tem o intuito de desenvolver conhecimentos, atitudes e reflexão sobre como a prática de artesanato exercita várias habilidades e proporciona uma nova compreensão e interação com a realidade vivida, encorajando a enfrentar projetos maiores e aprender novas habilidades.
As artesãs receberam o certificado de conclusão de curso das mãos das autoridades presentes.
Estiveram presentes no evento: a Deputada Estadual Mara Caseiro, o Prefeito de Batayporã Germino Roz, o Vice-Prefeito Cacildo Paião, o Secretário da Sodeta Renan Bom Ribeiro, o Diretor-presidente da Agraer - André Nogueira Borges, o Coordenador Regional, Sandro Polloni, o Presidente da Câmara de Vereadores João Paulo, o coordenador do escritório de Agraer em Batayporã Ronaldo Dias Pereira.
As autoridades receberam brindes confeccionados durante o curso e a produtora Edilaine Saldanha, pontuou a importância de aprender novas técnicas que poderão ser aplicadas nos trabalhos com artesanato.
Na ocasião, aproveitou a oportunidade e solicitou ao prefeito a continuidade do curso para o ano de 2022.
Texto: Mayara Firmino Bardelli - Escritório da Agraer de Nova Andradina
Fotos: Néia Maceno - Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva