Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participou da sessão itinerante da Câmara Municipal de Bandeirantes promovida, na noite de quinta-feira, 10 de agosto, no assentamento Vida Nova. O evento contou com o envolvimento das famílias agrícolas que vivem na comunidade agrícola advinda do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e do dirigente Enelvo Felini que, na ocasião, representou o governo do Estado.
Durante o encontro, foram ouvidas as demandas dos agricultores familiares, recebidos os requerimentos e realizada uma prestação de contas municipal e das ações da Agraer. Os trabalhos foram acompanhados pelos pequenos produtores que, na sede da Associação Vida Nova, compareceram a reunião onde foi montada a estrutura para a realização da sessão.
O ato considerado inédito na comunidade Vida Nova teve a aprovação por parte da classe rural que vive ali. “Nem todo mundo tem a oportunidade de ir a uma sessão e muitas pessoas nem sabem o que é uma sessão. Então, a gente está satisfeito em ter todos aqui para ouvir o que temos para falar. Também, estamos interessados em ouvir os vereadores e o senhor Enelvo Felini que veio falar pelo governador Reinaldo Azambuja”, disse a agricultora Luzia Timóteo que é bastante militante dentro da associação.
Criada em 2008, a comunidade Vida Nova conta com 115 famílias que tiram o sustento com atividades voltadas ao cultivo de hortaliças, mandioca, urucum e eucalipto, produção de leite e, mais recentemente, criação de peixes. “A gente tem um trabalho, mas enfrentamos dificuldade principalmente com o solo que está pobre. Precisamos colocar calcário, mas o gasto com frete deixa isso impossível”, afirmou a produtora.
A alternativa oferecida foi dada por parte da Agraer. “A Agraer tem um caminhão que pode puxar esse calcário sem o custo. Os agricultores só devem buscar a prefeitura e os vereadores para ver a questão do gasto com o combuistível e diária do motorista. Devido ao cenário econômico, a entidade não tem como custear esta parte. Porém, o caminhão está disponível sem custo. Já realizamos parcerias com assentados de outros municípios e foi bem sucedida”, justificou o diretor-presidente Enelvo Felini.
Outra demanda apresentada a Agraer foi a necessidade de maquinários agrícolas, acessórios para acoplar no trator da comunidade e uma máquina para produção de farinha de mandioca. “A gente tem potencial para a farinheira porque a terra produz bem mandioca. Se vier para nós será um bem valioso”, disse Luzia.
Todos os pedidos foram avaliados pela Agência. “A Agraer vem trabalhando firme. No final do ano, nossa equipe esteve trabalhando nas vésperas das festas de fim de ano e, no dia 30 de dezembro, conseguimos direcionamento em Brasília para aprovação de recursos. Não paramos de trabalhar e, graças a isso, estamos com um dinheiro considerável que será destinado a aquisição de duas mil máquinas agrícolas. Vamos avaliar junto ao governador Reinaldo Azambuja e ao nosso secretário da Semagro, Jaime Verruck, para juntos vermos o que podemos fazer em relação aos pedidos daqui”.
Apesar de estar previsto um valor considerável em caixa, Felini alerta que não é o suficiente para sanar todas as solicitações. “Estamos presentes nos 79 municípios e prestamos atendimento para 31 mil famílias. Então, não tem como atender todos os pedidos, mas, vamos ver dentro das possibilidades o que é possível ser feito para que, aqui, os agricultores possam dar seus primeiros passos na agroindústria familiar”, avaliou.
“A gente agradece ao governo do Estado que pela Agraer esteve presente na sessão itinerante. O ato é inédito entre os agricultores familiares e de suma importância, pois aproxima o poder público da população rural. Vamos trabalhar em nossa gestão para buscar soluções daquilo que está na responsabilidade do município”, afirmou o propositor da Sessão, Jeovane Félix.
Participaram da solenidade os vereadores Jair Pereira (presidente da Câmara), Luiz Fernando Sauer, Cristiano Tiago, Welton Borges e Mário Souza, o gerente de Abastecimento e Desenvolvimento Agrário (GDA/Agraer), Araquem Midon, e o técnico da Agraer de Bandeirantes, Dema Ormond.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Enelvo Felini – Assessoria de Comunicação da Agraer